Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Sobre a nossa seleção de futebol

Já há algum tempo vemos que o futebol apresentado pela nossa seleção não é aquele que esperamos, mágico, belo, que nos prende e nos deixa na certeza de títulos. Os títulos vêm, a seleção demonstra competência, mas o prazer de jogar com a “amarelinha” não se faz notar naqueles que atuam com ela.
Talvez o futebol, como quase tudo que hoje existe, tenha se tornado capitalista. Não gostaria de enxergar desta forma, e espero até que me mostrem que estou enganado.
Acredito que o problema da nossa seleção está em individualizar o que é, naturalmente, coletivo. O futebol é um esporte de equipe, não uma vitrine televisiva onde o que fizer mais bonito, ou o que se destacar diante dos outros vai conseguir um contrato melhor, vai tornar-se milionário mais depressa.
A carência de craques no futebol nacional atuando em nosso campeonato nacional nos permite enxergar que a Europa, terra do futebol brigador - diferente do nosso continente, onde a arte predomina – é o melhor caminho a buscar e alcançar, já que paga muito mais e é mais “badalado”.
O futebol capitalista é um futebol individualista, deixa de ser coletivo e dá lugar ao espírito mesquinho do “ser melhor”. Não se faz mais arte se não for por um contrato milionário. É uma pena, pois a arte do futebol, o amor à camisa, o sofrimento do gol chorado, a esperança da vitória, são o que levam os torcedores ao campo. O futebol existe para os expectadores, e não para os empresários e presidentes de federação. A seleção existe para a torcida. E sem o grito, sem os aplausos, sem o décimo segundo jogador, o futebol perde sua alma.
O problema da nossa seleção são os contratos milionários, os patrocinadores e os Ricardos Teixeiras que procuram cada vez mais acumular riquezas. O problema da nossa seleção está em os jogadores ficarem de olho na Europa, de olho na fama, no dinheiro, e esquecer do amor a “camisa canarinha”. O orgulho nacional está na seleção de futebol. Que o saibam os nossos craques que muito da alegria do nosso País está em seus pés. Ou seria em seus corações?
Fábio Melo
Enviado por Fábio Melo em 05/11/2007
Código do texto: T724397

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Fábio Melo
Recife - Pernambuco - Brasil, 35 anos
448 textos (43246 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/17 19:19)
Fábio Melo