É DIFÍCIL DE ENTENDER

Jesus teve duas profissões, segundo o relato dos Evangelhos: carpinteiro e rabino. Exerceu a primeira delas da pré-adolescência (por volta dos doze anos) até cerca de 30 anos e a segunda nos três últimos anos de sua vida. Decorrente disso, seu José, fervoroso católico, carpinteiro, sempre se orgulhou de ter a mesma profissão de Jesus.

          José mesmo com muito esforço sempre contribuiu para a Previdência Social – INSS, eis que como todo o trabalhador, sonhava um dia se aposentar. Após trinta e cinco anos de contribuição, tendo tomado todas as providências necessárias, decorrido alguns meses, acabou por receber em sua casa, via correio, a tão esperada correspondência, tratava-se de Carta de Concessão de Aposentadoria do INSS.  A aposentadoria tão esperada confirmou-se, seu José estava aposentado.

          A família ficou feliz, dona Maria, sua esposa, resolveu lhe fazer uma pequena mas merecida homenagem. Para tanto, convidou os três filhos do casal, suas noras e seus quatro netos para festejarem a aposentadoria. Ela fez alguns salgadinhos, doces, e a família feliz comemorou.

         No outro dia, à noite, o casal estava confortadamente assistindo aos noticiários quando o repórter noticiou: “O Juiz agiu de forma inadequada, cometeu uma falta funcional de alta gravidade. Não resta sombra de dúvida do esquema delitivo. Decorrente disso se confirmou por unanimidade a sua aposentadoria compulsória, como forma de punição”. José olhou para sua esposa assustado e perguntou: “Maria você ouviu? Em punição concederam ao juiz a aposentadoria. Será que eu tendo me aposentado também não foi por punição?". Maria respondeu: “José, só se foi em razão da tua profissão de carpinteiro. Na realidade José eu também estou em dúvida, o melhor é você se  informar com alguém que entenda de leis, pois está difícil de entender”.

     

Em seguida, outra noticia: “O Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o Irã como um dos membros da Comissão sobre o Status da Mulher – principal órgão intergovernamental global dedicado exclusivamente à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres. O país do Oriente Médio assumirá o posto em 2022, e o mandado deve durar quatro anos” . Maria então diz a José: “Estou com sono, vamos dormir”. José responde: “Vamos, já estou dormindo, ou melhor, tenho certeza que estou sonhando”.