Uma lugar em mim* (30/04/2021)

(...) E, logo na chegada, um tapete de seixos que bem juntinhos, um ao outro, lembram um doce de coco. Em seguida, uma plantação de flor... - Para cada uma, um nome; para cada nome, um amor. Digo logo, não há cercas. Também não há porta principal. Todas as janelas, de tão largas, são como bocas banguelas sorrindo ao me receber. A sala é decorada de coisas de antigamente. Em cada canto, emoldurado, o retrato de um parente. Não pode ser de verdade aquilo que não tem gente. Os cômodos de minha casa são pequenininhos. Mas, não reclamo, imagina... Assim, nunca me perco. "As paredes têm ouvidos" é bom também alertar. E elas são de barro que é mais caro que ouro. O alpendre sustenta a mim com suas colunas de fé... - E, ali é que ficam os tornos, “prá mode armá minha rede”. No quintal não tem nada. Nenhum bicho preso, nem mesmo os de cozinhar. Ali não se come nada que não seja o que a terra dá. No terreiro, a gente brinca de inventar. Por trás da minha cozinha, jorra uma nascente tão límpida... - E que sulca a terra formando os rios; arrastando os troncos de árvores, enfrentando os desafios. Sai das pedras, desce a encosta, ganha impulso, corre o trecho e vai bater do outro lado bem perto do fim do mundo. Águas, que são como as lágrimas que de meu rosto caíram. E porque elas nunca voltam, então parei de chorar... Mas se renovam para não desistirmos de amar. Quase ia me esquecendo: os pássaros são meio tolos, não vão embora... Morreriam de saudade. Neles, puseram dois corações (ao invés de duas asas) e um gorjear de esperança. (...) Se somem, viram crianças. O que dizer mais de um lugar onde até mesmo a lua vem sempre me visitar?

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 30/04/2021
Reeditado em 07/02/2024
Código do texto: T7245298
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.