404.000 ÓBITOS PELA COVID-19 NO BRASIL EM ABRIL/21 - RUY BARBOSA -BA TEM 30.857 HABITANTES

Mais de 404.000 ÓBITOS com a Pandemia de COVID-19 no Brasil, até hoje.

Apaixonada por Ruy Barbosa, na Bahia, minha querida cidade natal, à medida que a Pandemia se alastrava, e com ela o número de falecimentos, eu só pensava no meu ninho, no meu chão, na minha Cidade tão linda, ao pé da Majestosa Serra do Orobó.

Quantos amigos, quantos conhecidos, quanta gente querida, quantas lembranças e quantas conquistas foram realizadas desde a sua fundação com.muotos sacrifícios!

Imaginei como, sem vulcão, sem maremoto, sem furacão, sem terremoto ou tsunami, por falta de conhecimento e estrutura, uma cidade (como a minha) poderia ser transformada, "hipoteticamente", como uma cidade fantasma, sem qualquer ser humano vivente. Pensar isto destruía a minha alegria, a cada vez que o número de óbitos, no Brasil, foi ultrapassando rapidamente o limite de mais de 31.000 pessoas.

404.000 mortos no final do mês de abril de 2021, há pouco mais de um ano e três meses que a Pandemia nos atingiu. Um número absurdo e doloroso.

Minha alma está enlutada, mas não perdi a Esperança, a Confiança em Deus e a Fé na Vitória dessa luta do Brasil e do Mundo, nem a vontade de fazer a minha pequena parte para amenizar o que é possível..

30.857 habitantes tem a minha querida e linda Cidade Natal, Ruy Barbosa - BA, informou o Censo de 2020.

Alguém consegue imaginar não só esta cidade deserta, mas Treze (13) Cidades, aproximadamente, também amadas por seus filhos e moradores, com a mesma quantidade de habitantes, varridas do mapa, totalmente vazias de seres humanos e com toda a estrutura física dos prédios, igrejas, praças, escolas, hospitais intactas e sem ninguém para ocupar?

Parece absurda esta comparação, mas eu estou colocando em cheque o grande amor por minha cidade - que eu morreria com ela - para mostrar a dor de juntar em TREZE (13) Cidades conhecidas e com 30.800 habitantes cada, TODAS as pessoas que foram para Deus, nesta Pandemia, por diversas razões, em decorrência dela: falta de resistência física, ausência de assistência médica, falta de profissionais, irresponsabilidade com as medidas de segurança recomendadas, falta de remédios eficientes, falta de vacinas, pobreza, indiferença com os irmãos em Deus... São inúmeras as causas.

Até quando vamos chorar na alma sem encontrarmos palavras que consolem as famílias, os amigos e conhecidos que sofrem e não têm como curar esta ferida que está aberta?

Eu abraço com um amor imenso a minha cidade Ruy Barbosa - BA, como se eu fosse capaz de protegê-la e evitar os sofrimentos naturais e acidentais que ocorrem em todos os lugares. Este gesto representa, para mim, o ato de abraçar com carinho, não só ela, mais onze cidades amadas de muitos filhos, do mesmo tamanho da minha.

Trazendo do fundo da minha alma o meu amor por minha terra natal, neste momento, desejo que ele represente o meu humilde, mas intenso pedido de oração a Deus por todos os 404.000 mortos hoje no Brasil pela Pandemia.

Que eles vivam em paz na sua nova jornada e que não precisemos chorar tanto mais, no nosso íntimo ou externamente!

Muita luz e amor do Espírito Santo sejam derramados sobre as nossas amadas cidades e todos os seus habitantes! Que nunca sejam terras desertas de pessoas, de amor, de esperança, de assistência necessária e continuem lindas como surgiram, abrigando todos nós, seus filhos.

Dalva da Trindade de S Oliveira

(Dalva Trindade)

30.04.2021