Reprovação em concurso para delegado

Em dezembro de 1991, concluía o curso de Direito pela Fesurv- Fundação de Ensino Superior de Rio Verde, hoje conhecida por Universidade de Rio Verde – UniRV. Era Agente de Polícia e queria ser delegado para ganhar mais e ter autoridade policial. No ano de 1992/93 eu me inscrevia no concurso público para delegado da Polícia Civil de Goiás; e depois de uma maratona de provas, eu chegara à prova final objetiva com 5 disciplinas: Direito Civil e Penal, Direito Processual Civil e Penal, e Direito Constitucional, com direito à consulta nos Códigos e outros livros, o que seria uma mamata.

Pensei que tinha me saído bem, mas fui reprovado em 3 disciplinas. Alguns candidatos entraram com recursos contra o procedimento seletivo por considerarem ilegal e tiveram êxito. Tal prova objetiva não existe mais por ser fonte de interpretações tendenciosas dos revisores. (Os concursos públicos estão mais transparentes com algumas mudanças em seus regulamentos, mesmo assim fraudes ainda acontecem e vagas são compradas).

Prestei outros concursos para delegado, mas não tive êxito pela concorrência cada vez mais acentuada, e por ter tirado o pé do acelerador e investido mais no meu sonho de ser poeta e escritor. Em 2008 aposentei-me por tempo de serviço, após 30 anos de serviços prestados. Sou feliz por ter sido um bom Agente e pelas amizades deixadas na Polícia Civil, minha segunda família.

Goiânia, 02-05-2021

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 02/05/2021
Reeditado em 02/05/2021
Código do texto: T7246186
Classificação de conteúdo: seguro