Convivência Democrática e Ideias contrárias

NADA tenho contra quem pensa diferente de mim. Por que iria censurar alguém ´pelas sas ideias? Posso discordar delas, mas tenho que respeitar, não só as ideias mas qem as professa. Tem mais, a diferença política, ideológica, religiosa ou do escambau não deve ser motivo para se evitar convivência, relacionamento e nem tampouco amizade.

Na vida todos temos o sagrado direito de ter ideias, religião, ideologia e qualquer tipo de preferência ou posicionamento. Para se conviver com as diferenças e divergências basta que uns e outros tenham bom senso, respeito e tolerância.

Vejam bem, deploro os fanáticos mas su capaz de conviver com eles, desde que me respeiteme as minhas ideias. Vou ser duro: prefiro até os fanáticos aos que temem as ideias, os qe se alienam e se omitem. Os que são incapazes de pensar, defender ma ideia, emitir uma opinião, aqueles que se refugiam em cima do muro das conveniências.

De vez em quando alguns amigos me cobram por defender reacionários e direitistas. Só que estes pelo menos têm ideias de direita, são conservadores, defensores de regimes fortes... Mas pelo menos pensam e assumem sua posição. Detalhe: defendem a democrácia. Convivo com eles de boa.

N mais, sempre respeito alguém que defende um sonho,uma ideia, uma forma de pensar. E gosto do que disse Victor Hugo: "Se não há nada que brilhe debaixo da pálpebra, é qe não há nada quepense no cérebro, enada que ame no coração". Bingo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/05/2021
Código do texto: T7246337
Classificação de conteúdo: seguro