A TERCEIRA VIA. SURGIRÁ?

Não me entusiasma escrever sobre política como porção; partidária.

Por longos cinco anos escrevi em site político dos mais premiados no Brasil, o melhor assim considerado por dois anos, VOTE BRASIL, São Paulo.

Cinco colunistas, eu, dois jornalistas conhecidos, uma apresentadora de televisão, um psiquiatra.

Não gosto de política de grêmio, partido, pela profissionalização existente, aqui e no mundo. Meu interesse por política é científico, teórico, desde minhas incursões muito jovem, e após sem acréscimos nos bancos acadêmicos que pouco frequentei, por falta de corpo docente de qualidade. Nessa época ferviam os famosos modismos ideológicos, das “esquerdas festivas” popularizadas e cimentadas, sedutoras dos néscios que de política teórica e doutrinária nada conheciam e nunca tinham ouvido falar.

Alguns que conheci, um pelo menos inteligente, que foi cooptado, deixou na estrada a desrazão, bem como nomes célebres o fizeram, dotados mesmamente, como Ferreira Goulart e Arnaldo Jabor, exercidas as devidas revisões, embora tardias.

Eu não tinha direito de desconhecer o óbvio, as inclinações que negavam conquistas universais, tinha o sangue de um grande mestre.

Hoje estão enevoados esses caminhos, mas com uma luz inegável; não há mais espaço no Brasil para negar liberdades. De nenhuma coloração e muito menos de nomenclaturas para mim caricatas, direita/esquerda, hoje com novos batismos. Isso feneceu no mundo, há esgarço de reminiscências e guetos diminutos.

Mas os “abutres” são os mesmos, os que foram e os que estão agora na engenharia do caminho. Todos tortuosos e que têm o mesmo caldo e se misturam na mesma panela.

Não é demais dizer, trocada só a intensidade de desvios e desmandos desde o Brasil/Colônia, por suas Cartas Políticas, em suas literalidades prometidas e asseguradas; basta conferir, lendo-as ao menos onde se consagram direitos e garantias individuais. Tudo irrealizado.

Temos um tabuleiro desenhado onde o velho fla x flu está lançado. Mas com toda a engenharia para que a isso se chegasse, ENVOLVIDOS OS TRÊS PODERES, COM SUCESSO ATÉ O MOMENTO, o que está desenhado, é inquestionável terem logrado relativo sucesso.

Mas há um coringa que desestabilizará toda A JOGADA CUJO ESPERADO CHEQUE-MATE não ocorrerá. O aparelhamento restará desaparelhado.

Ninguém faz uma carreira de estudos incansáveis, luta, denodo, entrega, trabalho hercúleo varando madrugadas, para limpar o Brasil em vão , e conseguir ao menos em parte e como exemplo póstero razoável sucesso, mesmo que antecedentemente na Itália fosse derrubada a parcial limpeza no mesmo diapasão conseguido. Tudo isso para depois ter enxovalhada sua honra no “tapetão” dos acertos políticos institucionais, e não reagir. Não será assim, é meu credo.

Mesmo com a família insistindo para não entrar no tabuleiro político, não se pode deixar sem resposta toda uma esperança, não só do CORINGA, mas de toda a nação.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 02/05/2021
Reeditado em 02/05/2021
Código do texto: T7246771
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.