Pior do que tá não fica”*. (02/05/2021)

Tomei um susto com a manchete que o portal patos40 graus deu a uma matéria veiculada ontem: HUGO MOTA APARECE 30 POSIÇÕES ABAIXO DE TIRICA NO RANKING DOS POLITICOS. Como o editor deve ter se arrependido e retirou a postagem do ar, fui pesquisar mais sobre o assunto, e encontrei o score no blog oficial do ranking dos políticos, que para se manter independente não aceita doações de partidos, empresas, grupos de interesse ou do exterior e é formado por pessoas da sociedade civil.

Realmente tá lá na fonte: Hugo Mota (Republicanos) 30 posições abaixo de tiririca. Dos representantes políticos da Paraíba o melhor avaliado, embora os critérios não sejam absolutos, é o deputado Julian Lemos (PSL) com 5,63 e o pior Efraim Filho (DEM) com 2,52

Todos os dados são de origem oficial pública, obtidos diretamente dos sites do Senado, da Câmara e dos tribunais de justiça. Quanto a pontuação dos políticos, ela é definida de acordo com sua atuação no combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício da máquina pública. Para apurar isso, são avaliados os dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do congresso.

VOCÊ SABE QUANTO CUSTA UM DEPUTADO FEDERAL PARA O PAÍS?

Um deputado Federal recebe um salário de r$ 33.763, mais auxílio-moradia de r$ 4.253 ou apartamento de graça para morar, verba de r$ 101,9 mil para contratar até 25 funcionários, de r$ 30.788,66 a r$ 45.612,53 por mês para gastar com alimentação, aluguel de veículo e escritório, divulgação do mandato, entre outras despesas. Dois salários no primeiro e no último mês da legislatura como ajuda de custo, ressarcimento de gastos com médicos, fora outras regalias.

No final do ano, ele custa para o contribuinte brasileiro mais de r$ 2 milhões de reais.

Espera-se então que, pelo menos, possa valer o que recebe, fazendo-se presentes às sessões, economizando verbas públicas em favor do erário, não se envolvendo em processos judiciais e participando de votações nas decisões mais importantes do país. Além, claro de legislar em favor do povo brasileiro sugerindo alternativas que melhorem a qualidade de vida de todos.

Ei, abestado, Francisco Everaldo Oliveira da Silva, não é palhaço, é o 349 do ranking de deputados, num total de 513, à frente de outros parlamentares paraibanos... O palhaço é tiririca, “pior do que tá não fica”. Ou fica?

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 02/05/2021
Reeditado em 27/10/2023
Código do texto: T7246822
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.