Proteção materna

Todo ano, quando maio enfeita o calendário, as homenagens são voltadas para as mães. Quando se tem uma mãe aqui na terra, a festa, regada com muito amor, ganha brilho e cor. Mas para quem, assim como eu, perdeu esse privilégio a alegria é permeada da ausência sentida. Sobram as lembranças. O coração sente a dor da saudade, mas também a ternura deixada pela convivência materna.

Em minhas lembranças, volto no tempo de infância e vejo minha mãe: linda, alegre, brincalhona, trabalhadora, mulher de fé, que teve de se dividir em dez para atender a todos os filhos. E subdividir-se em tantas, pois também auxiliou muitas mães a trazerem seus filhos à luz. E ajudou a cuidar dos filhos de muita gente. Vivendo na simplicidade, desprovida de vaidade, assim nos educou, ensinando-nos os valores que ficam. As lembranças levam-me ao sítio onde morávamos. Espaço de natureza intocada. Então, no “Dia das Mães”, saíamos pelos campos colhendo as flores mais lindas para ofertar à nossa mãe, a querida dona Maria. Quanto amor e ternura havia naquele gesto! Amor infinito, guardado no peito, que invocam algumas lágrimas enquanto escrevo essas linhas.

Voltando à realidade, penso no ser humano e em sua necessidade de proteção, em especial a proteção materna. E não é apenas na infância. Engana-se quem se acha tão independente que não precisa do carinho de mãe. Elas são sempre necessárias. Como é bom ter alguém com quem dividir os problemas, que nos dê atenção, nos olhe nos olhos e faz-nos perceber que somos amados, como só uma mãe sabe amar. Neste mundo louco, em meio ao egoísmo e à correria, as mães são aquelas que estão sempre ali, dispostas a nos ouvir e com uma palavra amiga a nos oferecer. Durante a vida toda. Já faz sete anos que minha mãe foi morar no céu e ainda é tão presente e necessária em minha vida.

Proteção da Mãe das mães

Falando em necessidade, vejo as dificuldades pelas quais estamos passando, neste tempo de pandemia. Estamos todos um pouco carentes de afeto, de carinho, da presença uns dos outros. Inclusive das mães, muitas vezes. Mães que estão mais velhas, ou adoentadas, e têm que se privar da presença dos filhos, para não ficarem expostas a uma possível contaminação pela Covid 19. Muitos filhos estão carentes dessa presença confortadora, que dá ânimo e força na caminhada. Quantas mães vão passar o “Dia das Mães” sozinhas, sem abraço, sem carinho, sem afeto, sem “vida”. É aí que se faz tão necessária a proteção da Mãe das mães.

Maria, mãe do filho de Deus, é mãe por excelência, por isso abraçou a maternidade dos filhos e filhas de Deus. Maria sofreu tanto! Ela soube ouvir o que o Senhor Deus lhe disse, aceitou sua missão, apesar das dificuldades imensas, dividiu com Jesus as dores da cruz e aceitou, no momento da dor mais profunda, quando via seu filho morrendo, ser mãe da humanidade. Ela é nossa Mãe. Todos temos licença para sentar em seu colo e pedir um pouco do seu amor, que é infinito e abrangente, sem reservas ou discriminação.

Neste mês de maio, mês em que celebramos as mães, é a essa mãe amável, admirável, venerável, louvável, poderosa, fiel que me recorro. É a ela, saúde dos enfermos, refúgio dos pecadores, consoladora dos aflitos, que peço por todas as mães. Olhai com bondade, Mãe do céu, para as mães aqui na terra. Sede a alegria das mães que convivem com os filhos, o alento e a companhia para as que têm filhos distantes, o consolo e a mão que enxuga as lágrimas daquelas que perderam os filhos. Seja mãe presente na vida dos que estão privados da presença física da mãe, seja pela distância, seja pela morte.

Maria, mãezinha do céu, Rainha dos Anjos, Rainha da Paz, neste mês das mães – e sempre - dai-nos vossa proteção. Dai-nos vossos braços que acolhem, vosso colo que nos aconchega e faz-nos entender seu amor. Amém.

Luisa Garbazza

luisagarbazza@hotmail.com

Meu abraço e meu carinho a você, MÃE

Que seja leve e lindo o seu dia.

Que sejam de bênçãos todos os seus dias.

Abraço.