QUEM TEM CONSCIÊNCIA?

Quem tem consciência de inquestionável acerto em relação ao meio social em que vive?

Aquele que não aplaude quem o desqualifica em seus direitos básicos, fundamentais.

Aquele que sabendo ser usurpado por um administrador público, sem qualquer dúvida, não cerra fileira ao seu lado.

Aquele que sendo um participante mínimo de conhecimento político/administrativo, vendo o que administra prestigiar velhos corruptos, comprando-os com verbas milionárias, repudia e rejeita apoiá-lo em qualquer manifestação.

Não há tribunal maior do que o levado dentro de nós ,é conhecido e apontado pela própria coletividade; consciência,

Ninguém o livra de suas culpas diante desse destacado tribunal, a consciência. Por isto ele se encontra no “caput”, em plano mais alto, como onde permanecem nos tribunais os magistrados, no ponto mais alto. Se estão os juízes nos tribunais em plano mais alto, é para que sejam mais vistos e também julgados permanentemente pelo que julgam. Suas figuras estão destacadas por estarem em permanente julgamento.

Fazer justiça é dar a cada um o que lhe é devido, e não há justiça mais severa do que a sentença que lavramos para nós mesmos. Mas nenhum tribunal é maior do que o TRIBUNAL DA NOSSA CONSCIÊNCIA; dele não há como escapar, está dentro de nós.

Nenhum magistrado pode absolver a consciência do culpado ainda que formalmente o faça. O foro íntimo, silente e intimista, só é acessível pela consciência de seu detentor. E mesmo que não haja vergonha, mas só desonra, ele é implacável, está lá.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 18/05/2021
Código do texto: T7258428
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.