VIRADA NA JIRAYA

VIRADA NA JIRAYA

Ao pensar sobre essa expressão eu não sabia muito bem explicá-la etimologicamente, mas, eu garanto que sabia muito bem que dela fazia bom uso, que a empregava muito bem para dizer do meu estado de espírito, naquele momento. Nem me importando se estivesse pronunciando-a, sem nenhuma classe.

Somente, passados alguns dias, me pus a pensar no que havia dito, e refletindo lembro que disse: _ É melhor sair da minha frente, que eu te peguei na mentira. Odeio mentira! Não quero conversa (ou será que eu teria dito: "Não quero papo furado!?) e estou "virada na Jiraya"...embora eu estivesse, na ocasião, de fato de mau humor, agora sorrio.

Procurei o significado, encontrei em "Folha de Londrina" por Celia Mussili que tal expressão se refere a uma serie da televisão japonesa, que no Brasil, nos anos de 1980, recebeu o nome de "Jiraya, o incrível Ninja", diz ela, que ao ouvir tal expressão sabe que alguém está "soltando fogo pelas ventas'.

Falando de mau humor aproveito para lembrar (acredito que nunca é demais), que mau com "U" é o contrário de bom e o mal com "L" é o contrário de bem. Logo, o contrário de mau humor é bom humor, por isso o oposto de lobo mentiroso e mau é lobo verdadeiro e bom. Porque mentira é o oposto de verdade e bom é o contrário de mau, que nesse caso é escrito com "U".

Pela ocasião da tessitura desse texto encontro-me o oposto de mal-humorada. Já que a palavra mal com "L" é o oposto da palavra bem, logo, posso dizer: "Não encontro-me mal-humorada, pelo contrário, agora estou bem humorada". Isso é a verdade e ponho fé.

Aproveito o momento para resolver todas as questões difíceis e mal resolvidas, e para explicar que mal-humorada além de ser grafada com "L" também se grafa com hífen, porque os prefixos seguidos de H, são com hífen".

Assim como um desentendimento seguido de um bom diálogo , não é nada mau (grafado com "u"). Agora, me veio a mente outra expressão popular que tanto gosto e que é associada a verdade que é minha querida parceira. "Devemos colocar todos os pingos nos "is".

Madalena de Jesus

Consultas foram feitas nos links abaixo:

(https://www.folhadelondrina.com.br/colunistas/celia-musilli/acordei-virada-na-jiraya)

(https://radios.ebc.com.br/cotidiano/edicao/2015-04/professora-de-portugues-explica-diferenca-entre-mau-humor-e-mal-humorado)

Maria Madalena de Jesus Gomes
Enviado por Maria Madalena de Jesus Gomes em 29/05/2021
Reeditado em 29/05/2021
Código do texto: T7267213
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.