Empreendendo com a familia

As pessoas, e os seus ditos, passam e deixam marcas em nossas vidas. Algumas, fortes. Outras, nem tanto. As palestras que assistimos são bem assim. Umas, ficam nos martelando a cabeça, enquanto outras se perdem nas brumas. Um exemplo bem edificante veio de um palestrante falando sobre a importância de se empreender para o fortalecimento das relações familiares.

Quer os filhos e netos sempre por perto e unidos? Empreenda para isso! Quer que eles apreciem os diversos sabores que a gastronomia pode oferecer? Prepare então boas refeições, com variedades, que isso vai acontecer. Quer que eles sejam apreciadores da boa música? Faça com que eles escutem, com você, não só o cancioneiro popular, mas os mais diversos gêneros musicais. Quer que eles sejam amantes do cinema? Promova sessões cinematográficas com bons filmes, direção e atuação. E assim se empreende em diversas outras formas, que contribuem para o agregar tanto na formação, como no ajuntamento.

Ocasião para tudo isso não falta, mas as férias escolares são um bom motivo para essas ações, especialmente com os netos. É hora, por exemplo, de dar vazão a alguns desejos de realização improváveis durante as aulas. Um deles: ficar acordado até altas horas assistindo futebol e emendando com a programação cinematográfica da Netflix. O interessante é que as tarefas mais simplórias ganham áreas de “a melhor coisa que aconteceu nas minhas férias” como, por exemplo, cuidar da plantação de hortaliças em dia de chuva. O que importa mesmo é a farra. E ainda tem as tiradas inesquecíveis... Mesmo nas férias eles têm algumas tarefas da escola que vão sempre, por ideia deles, sendo jogadas para “amanhã a gente faz, vô, eu prometo”. E depois de tanto o vô cobrar ele sai com essa: “- Vô pode fazer a minha tarefa, em você eu confio. Eu lhe dou um crédito de confiança”. Quem aguenta...

Mas um “empreendimento cinematográfico” me deixou marcas. Assistimos certa vez a uma sessão de cinema em casa, com Cinema Paradiso. Trata-se de um filme italiano de 1988, escrito e dirigido por Giuseppe Tornatore. Entre outros prêmios conquistou o Oscar e o Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. O filme ainda ganhou em outros festivais prêmios de melhor ator, para Phillipe Noiret, e de melhor música, que tem uma história à parte no filme. Ennio Morricone é o compositor, que já havia nos presenteado com outras peças musicais, também de sucesso, em Por um punhado de dólares, Era uma vez no Oeste, os Intocáveis, além de muitas outros. O prazer de estar com os netos, com uma diferença de idade que passa dos cinquenta anos assistindo a um clássico do cinema, fazendo esses comentários sobre ator, direção e música, e percebendo neles o encanto de estar em contato com uma obra de arte, não tem preço. Ver, rever, comentar, tudo isso faz parte do aprendizado de como apreciar um filme. Em suma, isso é empreendimento familiar: cuidar para que os seus fiquem próximos e cada vez mais unidos em torno das boas coisas da vida.

Fleal
Enviado por Fleal em 01/06/2021
Reeditado em 01/06/2021
Código do texto: T7268945
Classificação de conteúdo: seguro