CONTO X CRÔNICA (BVIW)
 
Segundo a escritora Natália Marques, o CONTO é um  gênero textual , que relata uma situação sem complexidade nem conflito, simplesmente um fato a  ser contado.  Os elementos da narrativa, como narrador, personagem, tempo e espaço, são usados de forma minimalista. O personagem não é tão complexo quanto em um romance, não tem camadas que o leitor irá descobrir, ele vive aquele momento presente e tudo que é mostrado sobre ele já é suficiente para a história seguir. Os contos são histórias 100% ficcionais. O fantástico e o sobrenatural podem estar presentes nos contos e, inclusive, fazer parte do seu clímax. Diferente dos romances, o clímax no conto está no final, a história acaba no auge. .
JÁ a CRÔNICA descrita pela escritora acima citada, tem um cunho mais jornalístico, já que  é um relato do real sem qualquer fantasia ou criação - apenas estilística. Apesar de ser focado em apenas uma coisa, um momento, assim como o conto, a crônica não traz elementos da narrativa, já que é um relato por isso, nela o narrador é o próprio autor e o personagem também pode ser o próprio autor. O cronista é o centro da crônica. 
(Baseado no texto da escritora Natália Marques sob o título “Diferença sobre CONTO E CRÔNICA”
 
 
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 01/06/2021
Reeditado em 01/06/2021
Código do texto: T7269148
Classificação de conteúdo: seguro