MÚSICA & CULTURA SE ENTRELAÇAM (BVIW)
 

É dito que a “Literatura é uma forma de arte, assim como a música, dança, pintura, etc. E todas as manifestações artísticas refletem a cultura daquele povo no lugar e época em que ela foi concebida.”    
Yasmin Lisboa é jornalista e estudante de cinema, entre outras coisas. Baseada  em um texto dela, publicado em Estante Virtual, onde fala da ligação da música às obras culturais, é que citarei alguns exemplos de canções que fazem referência ao fato:
Adriana Calcanhoto na música “VAMBORA” ,  menciona  os livros de poesias “Dentro da Noite Veloz”, de Ferreira Gullar e “Cinza das Horas”, de Manuel Bandeira.
A  composição “MONTE CASTELO”, de Renato Russo, reproduz trechos do livro “Os Lusíadas”, de  Camões. Na letra, o autor incorpora versos do poema de Camões, como na passagem: “O amor é o fogo que arde sem se ver/ É ferida que dói e não se sente/ É um contentamento descontente/ É dor que desatina sem doer.”
“BUSCA VIDA” é uma canção  de Herbert Vianna onde ele faz alusão  ao livro “O Pequeno PrÍncipe”  e a trajetória de Saint-Exupéry .
 A canção “AMOR I LOVE YOU”, escrita por Marisa Monte e Carlinhos Brown, inclui um trecho do livro “O Primo Basílio”, do autor português Eça de Queirós. A passagem da obra literária é recitada na canção pelo músico Arnaldo Antunes.
A canção “ALEGRE MENINA” , composta por Dorival Caymmi e Jorge Amado, foi inspirada no livro “Gabriela, Cravo e Canela”.
E  outras tantas canções que o espaço não nos permite enumera-las.
 
 
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 15/06/2021
Código do texto: T7279368
Classificação de conteúdo: seguro