É PRECISO DESPERTAR O SENTIMENTO DE AFETIVIDADE

Sentimento de afetividade é aquele sentir que

nos permite sentir uma certa simpatia por determinadas pessoas...

Assim, vamos lembrar que os cuidados que devemos tomar,

são para nossa proteção, e para proteger aos demais também...

Ósculos e amplexos,

Marcial

É PRECISO DESPERTAR O SENTIMENTO DE AFETIVIDADE

Marcial Salaverry

Para falar uma verdade, na verdade, uma verdade que precisa ser dita, é que o sentimento de afetividade realmente anda carente, e lembramos que a afetividade está diretamente ligada à solidariedade, e parece que atualmente o artigo mais em voga mesmo são os umbigos, o que realmente é de se lamentar... Cada qual se dedica a apreciar o próprio, esquecendo-se de que existe muita gente em seu redor, e toda essa gente também tem umbigo. O grande problema é que parece que também essa turma toda só gosta do seu (quer dizer do seu, dele) umbigo, e assim, coisas como amizade, solidariedade, afetividade, ficam esquecidas...

Parece que ninguém mais pensa em sentido coletivo. A individualidade tomou conta de tudo. O velho esquema de "Cada qual por si", é que está imperando, e assim sendo, da mesma maneira que os problemas alheios não nos interessam, pensamos que só os nossos são importantes. Nosso problema é que tem de ter sua solução urgenciada. Se os outros não pensarem da mesma maneira que nós, estão errados. A coisa chega a um ponto em não nos interessa mais sequer ouvir argumentos alheios. Se não pensa como nós, está errado e pronto. É preciso entender que com todos pensando e agindo assim, é fácil imaginar a baderna que fica tudo. Cada qual tentando resolver seu problema de qualquer maneira, custe o que custar, não importando se irá prejudicar alguém. Tem que curar sua dor de barriga e pronto.

Claro está que temos que resolver nossos pepinos, precisamos solucioná-los. Algo que esteja nos atrapalhando, precisa sair de nosso caminho. Porém, temos que pensar um pouco num sentido coletivo, pois se nossa solução criar outro problema, será apenas uma transferência e é aí que entra o "fator umbigal". Cobrimos o nosso, e descobrimos outro. Há que se pensar um pouco no fator "solidariedade". Vamos procurar respeitar essa parte, lembrando que nosso direito termina onde começa o direito alheio, e vice-versa...

Deixei para o fim falar sobre o tipo mais curioso de carência afetiva, quando se nota a falta do sentimento de afetividade. São pessoas que tem vergonha de admitir que tem sentimentos. Mascaram seu interior. Colocam uma capa de frieza que assusta qualquer um que tente se aproximar, e agindo assim, em casa, são um tormento. Desde que levantam pela manhã, apenas rosnam, a invés de sorrir. Limitam-se a um "grunf", ao invés de Bom Dia. Sempre estão de cara amarrada. São incapazes de dizer "Eu te amo", para o conjugue, para os filhos... É capaz de morder o cachorrinho de estimação e pisar no rabo do gato, só para mostrar que esta é sua vontade. São pessoas que parecem estar de mal com o mundo. De trato difícil, são incapazes de usar palavras tão eficientes, como "Por Favor", ou "Muito Obrigado", e nem falar no tal do "Com Licença..."

O triste da história, é que tipos assim fazem as pessoas a sua volta sofrer, principalmente os familiares, e sofrem também, pois em seu íntimo, queria mesmo era abraçar e beijar os entes queridos, mas tem que ser durão. Não pode vacilar. Demonstrar reais sentimentos é sinal de fraqueza. Muitas vezes, ao serem abandonados por quem os ama e que eles amam também, são incapazes de pedir para ficar. Seu orgulho não permitiria isso, e a grande verdade mostra que não é fácil vestir essa armadura o dia inteiro. Acaba desgastando o espírito. A tendência dessas pessoas é ficar sozinhas, ou pelo menos conseguem afastar quem realmente poderia gostar delas e nunca é bom para ninguém transformar-se em uma ilha. Passam a se julgar os eternos incompreendidos, esquecendo-se de que esse fosso separando-o do convívio de todos foi cavado por eles mesmos.

Nunca podemos nos esquecer de que vivemos numa Sociedade. Existem outras pessoas a nosso redor. Pessoas que tem problemas. Como nós, que somos essas "outras" pessoas para elas. Assim sendo, temos que ter um certo sentido de coletividade em nossa vida, mantendo sempre latente um certo sentimento de afetividade.

Pensar em respeitar os direitos alheios, para que os nossos também o sejam. Vamos pensar um pouco mais nesse sentido?

E com essa ideia de coletividade, que tal, novamente, darmo-nos as mãos em volta de uma árvore imaginária, desejando-nos mais UM LINDO DIA, despertando um gostoso sentimento de afetividade... não é uma boa ideia? Como nosso Amigão bem o disse, "Amai aos outros como a si mesmo.."

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 18/06/2021
Código do texto: T7281528
Classificação de conteúdo: seguro