LITERATURA

O retrocesso começou quando as pessoas pararam de ler e abarrotaram as gavetas com livros esquecidos.

Hoje em dia ninguém mais lê e não me refiro somente à Machado de Assis ou o piegas Camões, as pessoas sequer leem o letreiro dos ônibus ou as placas da rua.

O amontoado de letras se tornou indecifrável e cada vez mais cansativos.

Aos poucos as capas aveludadas e os livros clássicos foram substituídos por modernos kindle's e smartphones com suas memórias extensivas e as telas cada vez mais finas.

Até mesmo as palavras estão perdendo seu valor nos teclados numéricos de emojis.

Cessou-se o diálogo morno e tênue entre leitor e autor ao folhear as páginas de um romance.

Infelizmente os livros de poesia ficaram esquecidos, não se ouve mais falar sobre Cecília, Manoel, Vinicius... embutidos no delicioso aroma das páginas recém impressas.

Não há coleções, enciclopédias ou tributos literários. A sociedade moderna é atrativa demais e ninguém tem tempo a perder com os mistérios de Agatha, as prosas de Fernando ou as rimas de Mário.

Só não sabem eles dos danos irreparáveis que a escassez do letramento nos condena.

Josih Romano
Enviado por Josih Romano em 27/06/2021
Código do texto: T7287736
Classificação de conteúdo: seguro