GRAÇAS A DEUS, HOJE É SEXTA-FEIRA

Hoje é sexta-feira, pensei em escrever um texto relacionado a um dos inúmeros fatos importantes que ocorreram nesta semana, no Brasil e no mundo. Confesso, mudei de plano após ter feito uma caminhada pela avenida principal de minha cidade. Acontece que hoje é dia de sorrir e eu sorri logo cedo.

Quando percorria a avenida, encontrei o meu amigo Tóta, ele estava parado próximo a uma esquina, percebi que estava pensativo. Então lhe indaguei: “Em que você está pensado?”. Ele respondeu: “Estou em um dilema”. Perguntei: “Qual seria?”. Ele respondeu: “Não sei se subo ou desço a avenida”. Então lhe disse: “Por favor! Grande dilema... rsrsrs". A verdade é que meu amigo sempre foi muito divertido, gozador, mas, diga-se de passagem, é uma pessoa do bem, fervoroso católico, é mais fácil faltar o padre à missa do que ele. Ele é um bom papo, começamos a conversar, jogar conversa fora. Então eu disse a ele que ia descer a avenida, então ele disse: “Resolvi meu dilema, vou descer também, assim faço menos esforço, já que na descida todo o Santo ajuda, rsrsrs".

Quando descíamos a avenida, passando por uma casa de cor branca, Tóta disse: “Eis que surge à casa do Cardoso, o Cardoso não era “fraco”. Lembra da história do Cardoso e o poço?”. Eu disse: “Lembro... rsrsrs”. Acontece que Cardoso gostava de tomar umas cachaças, umas pinguinhas. A mulher do Cardoso já estava cansada de acordar de madrugada para abrir a porta para o Cardoso. Certo dia o Cardoso, chegando após uma noitada e após ter ingerido uma boa quantia da malvada cachacinha, bateu a porta de sua casa e disse: “Mulher, abra a porta, sou eu, o Cardoso”. Então ela respondeu: “Hoje não abro a porta, estou cansada das tuas noitadas, das tuas pingas”. Então ele disse: “Se você não abrir a porta vou me matar”. Ela respondeu: “Vai se matar nada, você não tem revólver, não tem corda aí. Como que vai se matar?”. Cardoso então disse: “Revólver e corda eu não tenho, mas aqui tem o poço, vou me jogar nele”. Ela disse: “Duvido, vai se jogar nada”. Repentinamente ela escutou um som alto de barulho na água. Ela gritou: “O que você foi fazer homem, pelo amor de Deus”; e saiu em disparada para fora da casa quando se deparou com Cardoso dando umas gargalhadas. Ele então disse: “Acalme-se mulher, só joguei uma pedra grande no poço, estou bem vivinho”. Ela não sabia se chorava ou ria. O amor venceu e os dois adentraram porta adentro.

A verdade é que é muito bom iniciar a sexta-feira rindo. Na sexta, a gente cumpriu o dever, a gente aprendeu, viveu e amou. E sexta-feira é o início, o momento de estar mais com os amigos, de estar mais relaxado e de se sentar à mesa para partilhar o que foi vivido durante a semana com as pessoas que amamos. A sexta-feira serve para isto. Como diz o Chico Pinheiro da globo em seu famoso bordão “GRAÇAS A DEUS HOJE É SEXTA-FEIRA”.