O fim de uma era

Os números falam por si só. 778 jogos, 672 gols, 305 assistências, 63.507 minutos em campo. Três mundiais de Clube Fifa, 4 Ligas dos Campeões, 10 Campeonatos Espanhóis, 3 Supercopa da Uefa, 7 Copa do Rei. E tudo começou no profissional, com aquele passe de Ronaldinho Gaúcho.

Único jogador a marcar mais de 40 gols em 10 temporadas consecutivas, com uma delas com 96 gols em 2012, fato que lhe levou ao Guines Book.

Não se sabe se será o PSG, ou Manchester City, ou Ceará, ou Fortaleza, como brincam a turma das redes sociais, mas se sabe sim, que Lionel Messi marcou para sempre a história do futebol espanhol. Muitos falam que é talento nato, sem esforço nenhum. Mas se esquecem como ele chegou no clube ainda jovem de 13 anos para a equipe catalã, sub-14.

O Mágico foi diagnosticado aos 8 anos com autismo e aos 11 com um problema hormonal que lhe dificultava o crescimento, chegou a ser considerado anão. Teria que fazer um tratamento a base de injeções e assim sem apoio financeiro dos clubes da Argentina rumou a Espanha onde sua tia morava e lá tudo aconteceu.

Então o esforço todo já foi para se desenvolver como ser humano capaz de jogar futebol profissional com qualidade e isso foi um desafio e fez dele depois um fenômeno de superação.

Muitos não acreditam em seus sonhos e muitas vezes desistem logo, mas quando se conta a ajuda dos pais que apostam suas fichas no atleta e no ser humano tudo pode acontecer.

Ontem eu conversava com um jovem jogador de futebol que rodava alguns clubes no Brasil, sem se firmar e que disse ter propostas do interior de São Paulo e da Espanha para contrato de longo prazo. E vi que a mentalidade dele é apenas ganhar dinheiro e curtir a vida. Falta a mentalidade de profissional. Eu disse a ele que focasse em ser o melhor e que as bonanças viriam. Ele me falou que a vida de jogador é muito cheia de sacrifícios e sofrimentos.

E eu fiquei imaginando, por isso que são poucos que chegam a reinar no topo do futebol. Pois falta dedicação e renúncias. La Pulga Atômica fez o processo de se dedicar e colheu os frutos de tudo isso, o resto é história.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 06/08/2021
Reeditado em 06/08/2021
Código do texto: T7314810
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.