Assédio Virtrual

Reconheço que não tenho qualquer familiaridade com as modernas tecnologias 4G.

Além disso, meus servidores de processamento de dados, ainda são do tempo de “megabytes”. Nada de “lap top”, celular está mais para “walk talk”, pois a única função, a de falar com meu amor definitivo, revela sua limitada, mas importantíssima função.

Esse cenário do século passado se deu devido à mudança radical: substituí a máquina de escrever por um PC de mesa e depois por outro, bem mais moderno, com torre e seus periféricos.

Então, boa parte de meu dia sedentário, encontro-me utilizando essa estrutura, para: comunicação; aquisição de livros; pesquisa sobre temas de interesse; e elaboração de textos e apresentações (e-livros).

Por valorizar a segurança, adquiri antivírus de boa reputação no mercado. Entretanto, enquanto utilizo essa modernidade, já obsoleta, sou assediado com espécie de cantos de sereias que, no meu entendimento, atuam de forma irregular e invadem as águas em que navego, com seus cantos sedutores.

Essa modernidade é invadida por mensagens, sempre localizadas do lado direito da tela do monitor. As que tratam de oportunidades financeiras se apresentam com a marca (ou logotipo) do Banco do Brasil, ou com a imagem da moeda virtual Bitcoin. As que tratam de oportunidades com a segurança de dados vêm com a marca (ou logotipo) dos fornecedores de antivírus. A maioria delas vem como se a fonte responsável pela oferta fosse news20.biz.

Ilustração com alguns dos cantos sedutores financeiros: Ganhe R$11.407,81/a partir de casa! Invista R$1.367 e ganhe R$9.576/semana; O investimento em Bitcoin de $250 dólares, tornando todos ricos; Milionária de 22 anos vazou seu esquema de ganhos...

Ilustração com algumas mensagens relacionadas à segurança de dados: Ative seu Norton. Sua proteção expirou! Não deixe seu dispositivo exposto a vírus. Reative a proteção; O Sistema está infectado, clique aqui para limpar; Atenção! Seu computador está em perigo. Detectamos um vírus no computador. Você precisa remover o vírus. Remova o vírus; Você pode estar com vírus. Clique aqui para verificar; Ative seu Norton! Clique aqui para revisar a proteção do seu PC...

Inspirado em: Ulysses; num dos sábios conselhos das avós – “se a esmola é muita, o santo desconfia”; e em compreensão de que se vive num país tropical, onde propagandas enganosas, notícias falsas, golpes e crimes prosperam; mantenho-me indiferente a todas elas e, tal como houvesse tapado os ouvidos com cera, como fez Ulysses com seus marinheiros, ou me tivesse amarrado no mastro como o próprio Ulysses, assim se defendeu do canto das sereias, clico naquele “x” no cantinho direito superior e, nessa operação mágica, emudecem-se os cantos.

Como são muitas essas ocorrências se faz necessária paciência. Haja paciência...

O triste é que esse ambiente instalado nesse país tropical, que não poupou nem sobre a prevenção e tratamento da COVID 19, gera um clima de desconfiança, que transforma o próximo desconhecido num provável predador, dificultando relações, inclusive as comerciais.

“Quem avisa, teu amigo é”. Avisou com muita sabedoria e poesia, Fernando Pessoa: navegar é preciso, viver não é preciso.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 16/08/2021
Código do texto: T7321868
Classificação de conteúdo: seguro