Educação Voltada para a Cidadania

Antoni BigCuore*

Data: 16/08/2021

Hora: 11:29 horas

Local: São Paulo, SP.

________________________________________________

Quando eu fazia o colegial, no bairro de Pinheiros, em Sampa, já percebia o quão o ensino brasileiro estava completamente fora da realidade do mercado de trabalho.

Fiz o antigo Curso Clássico voltado para quem iria fazer Faculdade na área de ciências humanas. Existia também o Curso Científico, voltado para as ciências exatas. O curso clássico me deu uma grande bagagem cultural: estudei português, inglês e Latim; história do brasil e geral; geografia econômica, estudos brasileiros, etc.

Mas, infelizmente, não me PREPAROU para atuar no mercado de trabalho! Como trabalhava numa Associação Religiosa, como secretário executivo, conheci o contador da Cúria Metropolitana de São Paulo e, com este, aprendi os rudimentos da contabilidade. Naquele tempo não existia computador. O livro diário era escriturado à mão. A área contábil e financeira dava muito emprego. Mesmo sem vocação, por uma questão de sobrevivência, me aposentei na contabilidade após 36 anos de serviços prestados.

Fiz, graças a Deus, um bom curso primário e ginasial, onde aprendi tabuada e fazer contas: somar, dividir, subtrair e multiplicar, tudo “na raça”, sem calculadora! Pasmem!. Eu me lembro bem, que a professora nos ensinava a fazer tais operações, sobretudo, dividir em decimais, tendo seis casas após o zero.

Hoje as novas gerações de calculadora e celular, NÃO sabem nem tabulada.! À guisa de ilustração, minha esposa, (que trabalha numa associação italiana), onde têm muitos alunos de ginástica artística, presenciou uma cena assaz “interessante”. Uma aluna viu minha esposa fazer uma conta de cabeça, e lhe disse: “______Nossa “Tia”, a Senhora sabe tabulada de cor?!!! (como se isso NÃO fosse obrigação!)

Mas, os alunos não têm culpa. Os políticos corruptos e demagogos NÃO estão nem aí para o futuro da Nação Brasileira.

Nenhuma nação do mundo, conseguiu sair do subdesenvolvimento sem INVESTIR MACIÇAMENTE em educação!!! Exemplos clássicos do Japão e Alemanha, pós guerra. Sem contar, Coreia do Sul e mesmo a própria China que hoje é uma super potência, graças a investimentos pesados na educação de seu povo.

Hoje, por exemplo, há uma CARÊNCIA enorme de técnicos de nível médio em todos os setores da economia. A massificação de “faculdades” (verdadeira fábricas de diplomas), não PREPARAM ninguém para o mercado de trabalho.

A educação, em minha modesta opinião, continua DIVORCIADA do mercado profissional. Os alunos, quando muito, recebem instruções nas escolas. Educação então, transferiram-na para as famílias. Embora, os pais DEVAM educar seus filhos para serem BONS CIDADÃOS.

Eu fiz a minha parte, criando o hábito de ser autodidata. Fui à luta para sobreviver e consegui em parte os meus objetivos. Deus me capacitou para outros trabalhos muito mais importantes de amor ao próximo e colaborando para o incremento do Reino de Deus.(faço trabalhos voluntários em mais 3 lugares que me deram e continuam a me dar, muita satisfação pessoal).

Infelizmente, entra governo sai governo, a educação continua JOGADA a escanteio! Usam-na apenas como bandeira de campanha política.

Entendo que, a educação deve CONSTRUIR CIDADÃOS LIVRES e não robôs consumidores do capitalismo selvagem!

_________________________________________________

(*) autor é escritor e cantor em São Paulo,SP. Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico:www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore.

__________________________________________________