A glória da velhice

A GLÓRIA DA VELHICE

Paraste na imensidão da vida e buscando desesperadamente, entre as páginas dos livros, o que seria a morte; embrenhando-se pelas profundezas tão obscuras da mal entendida e fictícia filosofia; emaranhando-se em pouco compreensíveis exemplos de terceiros que, como tu não a encontravam, deixaste para trás a sua própria razão.

O mais importante é que esquecestes que vivia e de si próprio, insistindo em ir de encontro a quem inevitavelmente ao teu encontro vinha.

Ignoto e insensível às circunstâncias do presente, numa repugnante inércia, teimosamente acumulando energia que poderias oferecer em favor de todos aqueles que de ti se aproximavam, permaneceste em sua injustificável clausura.

Invariavelmente, enganando-se dia após dia, insististes em julgar-se inútil e vencido no percurso da vida, diante da mais absurda certeza de que terias feito tudo que podias.

Deixando de sorrir e permanentemente sisudo, continuastes a aguardar o dia do seu sono eterno.

Acorde! Reabra o seu velho coração ainda afável e derrame no presente tudo aquilo que em teu peito encerras. Deixe que o sorriso te presenteie os lábios e faça com que toda a experiência acumulada ao longo de tantos anos seja devidamente usada. Essa experiência te porá nas mãos a chave que abrirá inúmeras portas àqueles que tanto têm que lutar. Mostre, aos que mais perto de ti estão, que os cabelos ao ficarem brancos apenas clarearam tuas idéias e não as ofuscaram ou distorceram, infringindo-te uma derrota, mas sim te serviram na bandeja do destino, mais uma de suas vitórias, entre as numerosas e sucessivas, hoje responsáveis por suas esperanças e pela certeza de que grandes conquistas serão alcançadas por aqueles que te sucederão.

Creia em ti, pois és de fato um herói. Viva intensamente até seu último suspiro para poder descansar em paz, deixando-nos como lembrança um sorriso, porque só assim terás cumprido a sua missão.

A velhice é o alicerce de nossa juventude, do futuro e, indubitavelmente, a maior glória que um ser humano pode alcançar.