Dois cachorros e uma briga

Local. Beira mar de Fortaleza. Ali próximo ao Náutico. Local de pessoas que passam diariamente para fazer caminhada, andar de bicicleta, patins. Ver o por do sol, nadar, fazer canoagem, passear de veleiro ou lancha.

Enquanto os turistas passam e os ambulantes, vendedores de passeios turísticos trabalham. No meio disso tudo, ainda tem as pessoas que passeiam com seus cãos de estimação. Bem criados e com uma mansidão e classe sem tamanho.

Diferente dos pobres cachorros de ruas que vivem soltos e se alimentam das sobras deixadas por pessoas de bom coração. Ali eles estão sobrevivendo a sol e chuva e por isso aprendem a dureza de ter um espaço seu. Comandam seu território. Eles não mexem com animais caseiros. Mas os outros de rua que cruzam seu caminho disputam em brigas e latidos cada espaço.

Onde eu trabalho fica em frente a uma passagem de turistas com caminho ao espigão do Náutico. Nesse local, dois cães disputam o terreno. Se um deles ultrapassar certa marca, a briga começa. Eles se pegam mesmo. As pessoas tem que jogar água ou algum objeto para eles se soltarem.

Na segunda a tarde estava indo ao local onde coloco o cavalete que vendo os passeios turísticos e me deparei com uma briga violenta entre os dois. Nunca tinha visto nada igual. As pessoas que estavam próximas. Moradores de ruas, pessoas que trabalham nas barracas tentaram afastar os dois. Eles estavam grudados um envolta do pescoço do outro.

Só depois de muita luta foi possivel a separação. Um dos cães é preto com algumas listas brancas. Este fica em cima do calçadão. O outro que é mais cor creme fica na areia. O que mais apanhou foi este. E ele sumiu. Deve ainda está se recuperando dos ferimentos da mordida inimiga.

Já o preto ele fica sempre brincando com as crianças que são filhas de trabalhadores que tem quiosque de lanche e brincam no skate.

Aqui e acolá o cão olha para a areia em busca do seu 'inimigo' ou amigo, mas não o ver. Derrepente bem ao longe, ele enxerga um movimento de cães na areia. Parece ser o seu rival, mas logo eles somem e ele fica ali ostentando a sua liderança do espaço. Um estilo bem alfa de ser.

A beleza disso tudo é que eles muitas vezes são vistos um próximo do outro. E muitas vezes só mesmo se olhando e ciscando a areia para a observação do rival.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 01/09/2021
Reeditado em 01/09/2021
Código do texto: T7332788
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.