Poesia Alternativa

A poesia, até alguns anos atrás, era apreciada apenas por intelectuais e/ou adultos e adolescentes apaixonados e não tinha o justo reconhecimento de livreiros, editores e leitores de massa. De uma década para cá a poesia tomou conta das ruas - através de encontros e recitais, dos folhetos e jornais alternativos que levaram até o leitor, em qualquer lugar que fosse, a produção de poetas novos ou não - das praças, dos shoppings centers, bares, lojas, meios de transporte e comunicação.

A poesia, enfim, saiu do seu suporte tradicional e passou a ocupar camisetas, propagandas no rádio e tv, quadros e até out-doors. Hoje, felizmente, as pessoas esbarram com a poesia , em qualquer lugar, a qualquer hora, descobrindo que gostam dela, inspirando-as a comprar, ou até escrever, livros. Hoje famílias inteiras visitam livrarias e/ou feiras de livros saindo de lá, pelo menos, com um título em mãos.

É muito importante para o escritor encontrar um ponto de partida para mostrar os seus trabalhos, mas é muito mais importante levar a sua produção até ao leitor — todos nós sabemos que escritor é aquele que escreve e é lido e não aquele que tem livro publicado e empilhado em prateleiras de livrarias ou porões de editoras sem importar qual a forma de atingi-lo: O certo é que não é primordial que tenham os seus trabalhos publicados em livro para fazer isso.

Alexandre Abrantes
Enviado por Alexandre Abrantes em 19/11/2005
Código do texto: T73660