PERSUASÃO E INFLUÊNCIA

PERSUASÃO E INFLUÊNCIA

Duas dimensões diferentes uma da outra, refletem um contexto de poder das pessoas. Há aquelas que têm o poder... E aquelas que persuadem, convencem!

Persuadir é impor suas ideias nas ideias dos outros! É por exemplo o que faz a mídia que hostiliza, por exemplo, o Presidente Bolsonaro! Ainda que, com mentiras e falsos fake news, buscam incessantemente convencer a opinião pública das suas afirmações mentirosas!

Influenciar é participar nos grupos sociais, empresas, e até mídias, mas, com feedback à verdade e à sinceridade de propósitos. É respeitar as outras opiniões sem hostilizar a verdade dos propósitos!

Esse universo é comum nas ações das empresas. Temos chefes e agentes funcionários, que, persuadem e/ou influenciam decisões e iniciativas de trabalho nos seus desempenhos!

Como todo poder, essas dimensões são inerentes ao ser humano! Suas relações tanto refletem sentido de “persuadirem” e/ou “influenciarem” nos contextos sociais, na administração de grupos, conglomerados, empresas, Instituições e tantas outras implicações onde o ser humano age.

Os objetivos da “persuasão” implicam questões políticas de convencimentos... Já a “influência” é participativa, compartilhada e amigável! Persuadir é impor, mesmo que haja um pesado ônus do lado que se quer convencer... Busca e objetiva num sentido unilateral!

Temos como exemplos, as ações “PERSUASIVAS” dos Ministros do STF, de alguns Senadores e Deputados do Congresso Nacional, alguns Governadores de Estado, que estrapola, seus limites Constitucionais e persuadem de forma agressiva suas intenções sobre o povo.

Já nas ações de Bolsonaro, por exemplo, vemos claramente as ações de “INFLUÊNCIA” do seu mandato, que se mostra sempre ao lado do povo e dos preceitos democráticos! Não vemos ímpeto ditatorial na “INFLUÊNCIA DO PRESIDENTE”!

O que não acontece por parte dos discursos “PERSUASIVOS” de parte do Congresso, do Supremo Tribunal Federal, alguns Governadores e quase a totalidade midiática e seu 4º poder!

O Brasil está tomado pela ditadura desse 4º Poder, que manipula e persuade a opinião pública no avesso da verdade cívica que investe à revelia dos preceitos democráticos e da nossa cultura!

Na linha de poder temos os Grupos que se acham os donos das verdades. E com o poder das palavras, usam tribunas, jornais, televisões, Universidades, classe empresarial, sindicatos, Igreja, intelectuais e diversos segmentos da sociedade organizada objetivando minar os pilares de equilíbrio constitucional e social da nação.

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 25/11/2021
Código do texto: T7393664
Classificação de conteúdo: seguro