A Natureza Humana? Vai muito bem obrigado.

Nada como uma boa reflexão...

“Espelho, espelho meu... Há alguém neste mundo melhor que eu?”

Viver é uma arte que nem todos sabem cultivar. Há muita gente que pensa que vive, mas não vive, vegeta, ou pior ainda, não tem noção alguma do que seja viver.

A vida se tornaria bem mais suave e amena se todos procurassem dar trabalho à inteligência, sabendo aproveitar o tempo. Que as feras se digladiem umas com as outras se admite, mas que as criaturas humanas se digladiem, abusando da inteligência é inconcebível... Lamentável...

Que bom seria se todas as sementes lançadas ao chão caíssem em terreno fértil. Infelizmente há aquelas que não germinam e assim é a mente de certas pessoas.

Quantas vivem por viver, sem pesar nem medir as conseqüências dos seus atos, caminham neste mundo, inconscientes e inconseqüentes sem saber o que fazem. Vivem sob o poder da imaginação, mas da imaginação doentia que é inimiga do raciocínio. Há criaturas que imaginam coisas de tal forma nítidas, que passam a ser, para elas uma realidade.

Faz parte da boa educação e da formação do caráter saber exercer domínio sobre o "eu". Se todos soubessem o valor de saberem se dominar, conter os seus ímpetos, os seus maus hábitos, reconheceriam as suas imperfeições para corrigi-las. Um grande ato de dignidade eu diria.

Infelizmente, nos deparamos corriqueiramente com pessoas de personalidade duvidosa, mascarada, cuja personalidade expressa a vontade do “eu” através da mente. E a mente, por sua vez, usa a memória para fixar os seus preconceitos.

Não escolhas para amigo o homem de mau caráter.” Diz o provérbio chinês”.

Cada dia que passa, fico mais convencida de que a afirmativa da sabedoria oriental está repleta de razão. Acredito que um dia o bem vencerá o mal embora hoje esteja convencida de que a ambição e a prepotência estejam superando a dignidade, o respeito e o amor ao próximo.

Os maledicentes um dia vão quebrar a cara, muito embora, os valores do bem sejam complicados e extremamente difíceis de encontrar abrigo neste mundo de cães farejadores.

Assim, desconfie da pessoa que demonstra ser seu amigo apenas pela retórica. Dizer eu te amo é muito fácil e hoje no mundo virtual ficou banal. Aprenda que a generosidade e a doação valem muito mais do que a palavra.

Augusta Schimidt
Enviado por Augusta Schimidt em 26/11/2021
Código do texto: T7394376
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.