b4c0ff611b5bd34fcbd241e9e4ca76ce.jpg

SOBRE PESSOAS "DIFÍCEIS":  

existiria alguém "fácil" ?

 

 

  Tenho visto alguns vídeos, textos e cursos online com o título "como lidar com pessoas difíceis".  Pensando sobre o tema,  surgiu-me uma dúvida até cômica: existiria alguém "fácil"? Para que serve esse carimbo "difícil"? Existe algum critério exato para carimbar alguém como difícil, fácil ou qualquer adjetivo? Ao carimbar os outros como "difíceis", esquecemos de um detalhe engraçado: nós também somos. Se a intenção é melhorar a convivência, é um tiro que costuma sair pela culatra. Ao rotular alguém como "difícil", provavelmente a pessoa assim rotulada também pode lhe considerar "difícil" pelos critérios dela, gerando ainda mais conflitos e discussões infinitas. 

 

 Todos nós podemos ser "difíceis", por diferentes critérios subjetivos, nem sempre verdadeiros, mas humanamente parciais. Já fui considerada "difícil" por não concordar com determinadas atitudes e opiniões que me soavam preconceituosas e equivocadas, tendo consciência de que também tenho erros e pontos de vista limitados, como todos nós, sendo que tudo pode mudar a qualquer momento. Ninguém é perfeito. Se fôssemos anjos, não precisaríamos estar na Terra.

 

   Então, o que é ser "difícil" ? Existirá alguma definição totalmente precisa? Soa curioso e até engraçado, de certo modo, como uma arrogância em dizer que os outros são errados e "difíceis", como se houvesse alguém sempre "fácil" e perfeito. Pelos critérios humanos ou pela falta deles, até os santos de outrora foram considerados "difíceis" e muitos deles morreram, passando por grandes injustiças. Se a pessoa é agressiva, já é outra questão, é preciso tomar providências concretas. Apenas falar não é suficiente. Chamar alguém de "difícil", além de ser uma redundância e um termo vago, pois todos nós somos "difíceis e imperfeitos", não costuma servir para muita coisa, além de piorar situações, sem resolvê-las efetivamente.

 

 

32612e61c259a5fa58449239dc108290.jpg

Fonte da citação e imagens - Pinterest:

https://br.pinterest.com/pin/289285976072420441/

https://br.pinterest.com/pin/653866439653761471/

 

 

 

---