A perda do encanto

Fundamental, fenomenal, maravilha intensa...

Veja no final, se quiser continuar a ler:

Sabia que ele estava ali, naquele asilo, a casa em que ampara principalmente os velhos, ou as pessoas, que não tem outra opção. Os parentes por uma maneira ou outra não conseguem cuidar. Vi num canto o Jonas, sentado, absorto, no seu semblante uma tristeza indefinida, mas muito intensa, nos seus sessenta e lá vai tantos anos, mas representava bem mais, muito mais, sua juventude foi coroada de belezas, riquezas, famas até mesmo intensas, ele era tudo o que as mulheres, principalmente aquelas à cata de emoções amorosas queriam, não só isso pela sua beleza máscula era invejado por muitos homens que eram simples mortais. Agora estava ali, um farrapo humano, por si só completamente sem qualquer encanto.

Eu simplesmente vislumbrado por histórias de vidas deslumbrantes, aproximei do meu amigo Jonas, justamente pelo seu ego, seus “poderes” de outrora, estava ali, naquela simples casa e também de simples pessoas desamparadas, ali, um farrapo humano. Já na sua presença, perguntei:

--- porque, Jonas, porque?

--- neste instante, meu amigo, sinto que joguei fora a minha felicidade. Um dia fui belo, rico, famoso, invejado, por muitos, por isso mesmo o orgulho tomou conta do meu ser. Acabou tudo, os verdadeiros amigos eu os esnobei, aproximaram de mim, só os falsos, aproveitadores, hoje em dia só possuo a compaixão das pessoas. Aqui neste asilo eu vejo como amar, dedicar aos outros é fundamental, por mais dinheiro e poder que possa ter, não se iguala em importância ao amor. Você conhece a minha vida, as minhas aventuras incontroláveis, cheguei casar um dia, como minha esposa era linda, tanto física como interior, juramos amor eterno, depois vieram os filhos, um casal, gêmeos! O meu egocentrismo falou mais forte, pensando na minha felicidade em ser livre eu os abandonei. Lembro do dia que aos prantos, minha esposa implorou:

--- não nos deixe, eu te amo, te perdoo.

---não dá mais, quero ser livre, posso manter bem vocês financeiramente!

---Não, o dinheiro não me interessa, (falava minha ex-esposa) posso pedir ajuda aos meus pais.

Eu os abandonei, parti para minha vida de glamour. Os caminhos eram outros, pareciam repletos de felicidades, até que as falsidades humanas, começaram a me atingir. Houve um tempo em que as liberdades totais me cansavam. Comecei a cair vertiginosamente, na saúde, financeiramente. Concluí que havia jogado fora a verdadeira felicidade, o amor incondicional que o ser humano deve ter. queria ver a mãe de meus filhos novamente e pedir o perdão, mesmo que ela me condenasse, eu a compreenderia.

Eu escutei atentamente aquele desabafo do Jonas, senti que a sua angústia extrema, se ele pudesse voltar no tempo... vamos supor voltasse, 10, 15 anos atrás, completamente arrependido, procurasse avidamente sua família, o coração batendo a mil horas, encontrasse, ver aquela que um dia foi por momentos a razão de sua vida, ainda livre à sua espera...

De repente interrompi meus pensamentos esvoaçantes, pensei comigo:

--- seria muita felicidade para uma pessoa só, apenas imaginação de escritor...

Mas espere aí, ele é fenomenal, fundamental para a felicidade humana, sim o amor, está no meio de nós!