Futuro

Futuro (José Carlos de Bom Sucesso – Academia Lavrense de Letras)

Ontem, dia 25 de dezembro de 2021, às dezessete horas e dez minutos, finalizei a leitura de um clássico, escrito por Stephen Hawking, como nome de “Breves respostas para grandes questões”, um presente ganho de minha filha neste Natal de 2021.

Uma frase escrita por Ele fez-me pensar e analisar: Assim, Stephen escreveu: “Olhe para as estrelas, mas não olhe para seus pés”. Grande frase e de muita filosofia.

Estamos sabendo que o planeta Terra está passando por várias modificações.

Os dias não são os mesmos. As noites estão cada vez mais estranhas do ponto de vista científico. Sofremos fortes pressões psicológicas, sejam elas do ponto de vista econômico, social, político, moral...

O amor já não é o mesmo. Muitos casais estão separando. Filhos que não mais obedecem aos pais e muitas vezes se desviam para outros caminhos, sejam eles da violência, das drogas, da prostituição... O amor esfriou a tal ponto que poderá chegar ao zero absoluto.

Líderes religiosos, líderes políticos, líderes econômicos, líderes de conspirações e outros mais buscam plantar as ideias no público recém saído do precário ensino, pois os sonhos, as curiosidades, os desejos são temporariamente submetidos às rígidas técnicas do controle de tudo.

O planeta Terra já não é o mesmo. Convive-se com várias modificações a cada momento. Terremotos, vulcões, climas inóspitos, enchentes, furacões, tufões, tornados, vendavais, secas, nevascas, rios secando, inversão polar são manchetes diárias nos jornais, televisões e nas revistas.

Nas cidades, a violência está cada vez maior. Não se pode sair de casa sem ter medo de morrer ou, quando retornar, não achar mais nada.

Catástrofes biológicas, pandemias, endemias, falta de leito hospitalar e vários tipos de doenças que a cada dia dizimam e tornam o ser humano mais frágil, mais vulnerável e encurtando o período de vida.

Nervosismo político e a certeza de que algum dia, alguém poderá apertar e disparar o alarme do relógio do juízo final, que nada mais é do que as tensões políticas e evidências de uma nova terceira guerra mundial, onde armas atômicas, armas químicas e biológicas poderão reduzir o planeta Terra das vidas ou ao pó.

No campo político, muitas nações ainda não sabem como governar para o povo, onde a corrupção, a falta de informação e outras questões o priva da liberdade.

Assim, o econômico é composto de poucos, que a cada dia estão mais ricos e mandam em tudo. Fazem políticos, fazem justiça, matam e até interferem na vida dos recém nascidos. Escondem segredos e alguém que tenta descobri-los é privado da liberdade por questões de segurança nacional.

Olhar para as estrelas é admirá-las, é ser curioso, é ser capaz de distinguir e pleitear a verdade. É buscar um novo mundo, onde a liberdade, o direito à vida, o direito ao estudo, o direito ao trabalho e sobretudo o direito à dignidade, todos eles, farão o ser humano capaz de viver e buscar nos sonhos a verdadeira felicidade.

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 26/12/2021
Código do texto: T7415316
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.