Campi

"A modernidade está nua. Nua, embora coberta por um véu furta-cor, que não permite, ipso facto, vê-la tal como é."

O professor disse isso após mal entrar na sala. Olhou para todos os alunos presentes e disse isso. Disse "Boa tarde" em seguida. Dirigiu-se à sua mesa. Deixou seu material sobre ela e partiu à lousa, entregando-se ao exercício do registro de tópicos sobre o que acabara de dizer. Ah, sim: permitam-me que forneça mais detalhes. O discurso docente foi proferido num tom calmo, porém assertivo. Estranhamos isso: como se pode chegar numa sala de aula, num curso vespertino, de pós-graduação lato sensu, e agir/falar como se estivesse discursando num curso stricto sensu? A resposta vem de imediato: um colega de turma informa alguns dados que acabou de levantar junto ao Currículo Lattes do professor. Ele possui cinco especializações, uma graduação e uma licenciatura plena em Letras – Português. Um quebra-galho na formação acadêmica esse conjunto de cursos, porém, suficiente para os Cursos Livres que o professor ministra. Nosso professor também tem livros publicados. É idiossincrático – e isso certamente lhe confere um aspecto único, pessoal demais. Atende pelas iniciais "WV".

Fim do primeiro dia de curso. As referências bibliográficas indicadas pelo professor (mais de 30 e comentadas uma a uma!) por certo seriam mais indicadas à pós stricto sensu, seja por conter livros em seus idiomas originais (inglês, francês, espanhol e italiano), seja pela complexidade com que os temas são tratados pelos autores. (No entanto, o que mais nos chamou a atenção é que o professor ainda consegue notar algumas lacunas nas abordagens autorais e, em seguida, propor uma revisão dos temas, que em alguns casos permanecem em aberto... (De onde diabos vem esse tal "WV"?)

O fim desse primeiro dia nos deixou assustados. A gente está com um pouco de medo de não se dar bem, de ter que lidar com as exigências que esse cara faz quanto aos estudos... Ele conhece muito bem o que traz para as aulas. É como se ele tivesse escrito os livros que compõem o curso...