Festinha de aniversário, bolinho e lembrancinha 🔵

Fosse de qualquer um e em qualquer lugar, aniversário que fosse anunciado como “festinha” ou “bolinho” merecia como presente apenas uma “lembrancinha”.

Porém, nos anos 80, nem um nem outro eram cumpridos. O diminutivo só era aplicado por falsa modéstia, por extremo cuidado ao falar ou para causar impacto devido às baixas expectativas. O fato é que os organizadores da tal “festinha” passavam dias preparando o evento que acontecia na casa toda. O resultado era, claro, sempre histórico.

A única vez que me enganei, foi quando minha mãe anunciou o “bolinho”, usando os humildes diminutivos de praxe. Lógico, pensei que aquilo era a estratégia para surpreender os convidados. Esperando que a festa, bem como os regalos fossem inversamente proporcionais ao modesto aviso, aguardei a surpresa.

Me enganei. Quando minha mãe começou a servir o “bolinho” para um bando de esfomeados (incluindo eu), maltrapilhos, depois de um dia inteiro na rua, vi que os diminutivos “festinha” e “bolinho” poderiam ser reais. Minha única esperança era que a lembrancinha fosse um Forte Apache, um Ferrorama ou um Autorama. No mínimo, poderiam ser um Playmobil ou um Aquaplay para eu ficar contente. A Mobilete já estava fora de cogitação.

Vendo que o grande dia não passaria daquilo mesmo, me conformei com o pão de ló e o Ki-Suco. Entretanto, a última pá de cal não havia sido lançada ainda. Para completar a humilhação pública, o moleque mais humilde do bairro, supondo ser injusto participar de uma festinha sem oferecer uma lembrancinha, presenteou-me com um jogo Pega Varetas usado. Diante da cena, aguardei a entrada de três violinistas tocando uma canção muito triste. Com tudo aquilo acontecendo, perante a pior plateia que alguém poderia ter, senti um misto de dó do garoto, dó de mim mesmo, vontade de rir, raiva e vergonha.

Esse é o alto custo quando falsamente demonstramos desprendimento de bolos e presentes. Também não deixou de significar um rito de passagem, indicando que era o fim das festinhas, bolinhos e lembrancinhas históricos dos anos 80.

RRRafael
Enviado por RRRafael em 04/01/2022
Código do texto: T7421693
Classificação de conteúdo: seguro