NOTICIÁRIOS E PROGRAMAS DE TV NA BAHIA

É difícil falar sobre o formato e os textos narrados pelos apresentadores de TV na Bahia.

A começar pela TVs repetidoras da Globo, podemos inferir que existe uma máxima de divulgar mortes e acontecimentos fúnebres, transformando os horários nobres da família baiana num festival de horror. É um obituário em horário que deveria ser nobre. Como nesses momentos não podemos impedir que as crianças tomem seu café da manhã, almocem e jantem, próximas aos seus pais e irmãos, as cenas macabras se repetem, umas após as outras, às vezes com detalhes descartáveis que poderiam ser veiculados em horários menos ‘nobres’. Por falar nisso, há muito que não se ouve falar nos ‘horários nobres’, que eram à sua época, verdadeiramente nobres. Hoje, tais horários são ‘nobres’, apenas nos preços das veiculações dos anúncios.

ARATU E RECORD - As repetidoras dos demais canais são menos agressivas e menos negativas, focando sua narrativa em críticas e fatos de utilidade pública, ruas esburacadas, água, esgoto, energia, estradas, etc. Estes mesmos fatos são também focados nas repetidoras doa TV Bahia, que é mais abrangente no interior do Estado.

A TVE tem um canal cedido para a UESB que serve como estágio para os seus estudantes de Comunicação Social, sob orientação da Reitoria. O Canal tem a seu favor, a transmissão esportiva dos campeonatos de futebol. Merece aplausos, uma vez que o nosso futebol poderia desaparecer do mapa. As demais emissoras não dão detalhes dos jogos, locais e horários, muito menos onde podem ser vistos na TV. Se o esportista quiser que vá à INTERNET e faça sua pesquisa. Há muito a melhorar no aspecto da informação de locais e as mensagens que recebem os locutores durante a transmissão. Muitos dados equivocados de quem transmite à distância, o que, convenhamos, é perdoável!

Deixamos de comentar a Band por termos péssimo sinal da emissora aqui em Conquista, o que é lamentável, uma vez que Renato Rebouças, seu fundador, era um cidadão conquistense e mantinha aqui a sua morada.

COPA DO NORDESTE E COPA BRASIL

O torcedor tem que se virar para descobrir onde passa. O certo mesmo é ir às emissoras de Rádio da Capital, ouvir os locutores lendo anúncios infindáveis repetidas vezes, e asim, acompanhar a transmissão dos jogos do seu time. E mais. A maioria dos profissionais da área não esconde sua torcida pelo Bahia e malham o pobre Vitória, do início ao final, quando gritam ao juiz: ‘acaba esse jogo pelo amor de Deus’. Cenas ridículas que nada somam ao nosso futebol. É isso!

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 28/03/2022
Código do texto: T7482614
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.