No dia das mães,

                       só pra ela...

 

     No mês de abril deste ano, 2022, uma senhora, minha amiga há décadas, aniversariou.      Festejou seus 80 anos de vida com a firmeza  e o vigor de uma jovem mulher. Uma jornada invejável. Uma caminhada empolgante. Amigos e parentes, a uma só voz, cantaram-lhe as virtudes em um lauto jantar, com excelentes vinhos e um saborosíssimo bolo de aniversário. Eu estava lá. Nunca poderia faltar. 

     Antes de iniciar o jantar, houve muita conversa e belos discursos. Cada parente fez questão de registrar e ressaltar as boas qualidades da aniversariante, que era só felicidade. Além dos comes-e-bebes, o sonoro violão do amigo Fábio, com músicas de primeira água, fez o backgroud, enlevando a todos.

     A mensagem de um encanecido senhor intitulada "Um bilhete para uma aniversariante" chamou a atenção. Era visível a intimidade como ele se dirigia à aniversariante, em todos os momentos da saudação. Notaram os presentes, que, para o grisalho "orador", sua fala, nada mais era do que uma declaração de amor a uma mulher exemplar e dedicada mãe. 

     No "Dia da mães", pediram-me que transcrevesse, na íntegra, o bilhete lido no jantar.      O farei, agora: "Um bilhete para uma aniversariante" - Começo dizendo que você, Ivone, desde sempre, é para mim um presente dos deuses.! Prova disso é que, dos 80 anos que você hoje comemora, 62 passamos juntos, sem contratempos e sem interrupções, o que nos proporcionou comemorar as duas Bodas, a de prata e a de ouro, em bonitas festas.

     Significa que, ao longo desse tempo, não apenas vivemos juntos, mas convivemos, dividindo nossas tristezas e nossas alegias, muito mais estas do que aquelas. No casamento, juntam-se pessoas completamente diferentes. E se querem continuar juntos, saber conviver e não apenas viver é preciso. E nessa de conviver, Ivone, você foi mestra.

     Nesse 62 anos de convivência, tivemos atritos? Tivemos. Mas nunca permitimos que esses atritos virassem uma séria "crise matrimonial". Foi um trabalho a dois? Foi sim. Mas com a participação efetiva, afetiva, decisiva da nossa aniversariante. Nesses 62 anos de convivência initerrupta, ela foi a pessoa do bom diálogo. Nunca agrediu o nosso dia a dia. 

     Comemorar seus 80 anos de vida, Ivone, é muito mais do que uma simples homenagem: é festejar a vida de um pessoa boa. É homenagear uma mulher especial que, repito, ao longo desses anos todos, só fez amizades. Que se aponte, Ivone, de quem você é inimiga. Por nossas virtudes  e até por nossos perdoáveis defeitos, resolvemos, em comun acordo - se lembra? -sermos eternos namorados. Assim, continuamos namorando.

     Existe coisa mais gostosa do que um namoro? É gostoso até quando ele faz sofrer... Que digam os poetas... Entre os namorados, há sempre a esperança de um reencontro... E como são saudáveis os reencontros...

     E por falar em poeta, Ivone, entrego a um vate querido, que tanto cantou o AMOR, o final deste meu bilhetinho para você, minha oitentona com ares de menina, pedindo ao amigo violonista que cante, lhe dedicando, "Eu sei que vou te amar", canção terna e eterna do Poetinha, nosso dileto Vinicius de Moraes. "

     A aniversariante, amigos, Ivone Jucá, 80 anos, é minha mulher, mãe de Paulo Fernando Jucá e Adriano Jucá, nossos filhos, os dois presentes no jantar.

     Para Ivone, mulher e mãe, meu abraço de parabéns; e, mais do que isso, minha imorredoura gratidão 13.4.2022.

      

       

Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 06/05/2022
Reeditado em 07/05/2022
Código do texto: T7510660
Classificação de conteúdo: seguro