- Demitiram a Maju?

 

"Eu hoje acordei com sono, sem vontade de acordar", Barão, após uma noite em claro, mas tinha horário agendado para fazer os exercícios. Ir ou não ir, eis a questão! Como "disciplina é liberdade", Renato, lá vou eu, "mas vou de táxi, você sabe", Angélica.

 

Chega o taxista. Embarco.

- Ô João, sabe a apresentadora aquela da Globo, a Maju?

- Sei.

- É verdade que demitiram ela?

Nesse mundo líquido de pós-modernidade e pós-verdade, como saber sobre a verdade, né? Mas a pergunta do taxista, um ex-mineiro de 80 anos, exigia objetividade, não divagações filosofistas.

- Não sei. Não vi nada. 

- Deu no rádio.

- Não ouvi nada.

- Bonita ela.

- Sim, bonita.

 

Entro no estúdio do personal para o sacrifício e com a Maju na cabeça. Será que foi? Puxa ferro, levanta ferro, levanta bola, atira bola, puxa borracha, balança corda, apoio, abdominal, martírio. O que a gente não faz por uma provável velhice melhor, investindo no presente por um futuro incerto? A cada exercício, para me animar, repito: "Toma diabetes, toma diabetes, toma diabetes". E a Maju?

 

- Tu viu se demitiram a Maju, a repórter da Globo?

- Não, não vi nada sobre isso.

- O taxista me falou, perguntou se era verdade, disse que ouviu no rádio.

- Ela inclusive apresentou o Carnaval.

- É mesmo.

Enquanto eu agredia a diabetes e meu corpo gemia, o personal foi para o celular furungar. Eu estava com minha ZH impressa, impossível ter algo sobre isso nela. Sim, ando de táxi e leio jornal impresso. No uber e no tablet.

 

- Aqui não tem nada, João. Só uma carta dela se despedindo do Chico Pinheiro.

- Demitiram ele? Não sabia.

- Há uns dias, já. Semanas.

- Puxa, não sabia. Só olho o Hora Um. Esse é o do das oito e meia, né?

- É

- Tu acha a Maju bonita?

- Bonita? Bem desenhada. Nada assim de mais, mas bem desenhada.

-É, bem desenhada.

 

Puxa ferro, levanta ferro, levanta bola, atira bola, puxa borracha, balança corda, apoio, abdominal, martírio. "Toma diabetes, toma diabetes, toma diabetes". Treino encerrado. Ufa! Será que não possuo endorfina? Cadê ela e sua sensação de satisfação, recompensa e bem-estar? E a Maju? Chega o taxista.

 

- Não achamos nada sobre a demissão da Maju na internet.

- Ah, então não demitiram ela?

- Acho que não. Deve ser barriga.

- Barriga!?

- Fake News.

- Ah, tá.

 

Barriga, tenho de me atualizar e deixar de usar essas expressões do jornalismo impresso, mesmo que a crônica, testemunho literário-jornalístico do cotidiano, continue em alta no mundo virtual. Chego em casa com o corpo cansado e doído e ainda com a Maju na cabeça. Vamos ao Google. Sim, o Chico se demitiu, de comum acordo, há semanas, após 32 anos de trabalho. Quem le jornal impresso não se importa de saber das notícias no dia seguinte ou bem depois. Um site especula que a Globo demitirá a Fernanda Gentil depois da Copa do Qatar, mas a emissora não comenta o assunto. Outra barriga - digo, Fake News -, por certo. Essa pós-modernidade é mais cansativa do que os treinos.

 

"Pega na mentira", né Erasmo? "Corta o rabo dela, pisa em cima, bate nela, pega na mentira".