ESCRAVIDÃO: UMA TRISTE FACE DE NOSSA HISTÓRIA... 08h15min.

Até íamos esquecendo, mas o dia ontem, faz parte de nossa história, pois em 13 de maio de 1.888, a Princesa Izabel, a Redentora, num decreto de poucas palavras, extinguia a escravidão em nosso país e por “coincidência”, um ano e meio depois o regime monárquico “caia” ...

Anteriormente já tinham havido leis, que “abrandavam” esta vil prática, que perdurou, pasmem! Perto de três século e meio. A Lei do Sexagenário, em que os escravos com 60 anos ganhavam a “liberdade” e a Lei do Ventre Livre, os filhos de pais escravos nascido a partir daquele Decreto Lei, não eram mais considerados escravos...

Ao longo de nossa história, sempre houve pessoas de mente mais avançadas, que viam na escravidão algo abominável e inaceitável, políticos, cidadãos comum, poetas, com destaque a Castro Alves, que condenavam vilmente esta nefasta prática, a mão de obra escrava, que durante um período longo era comum, pois durante anos o ciclo da cana de açúcar, do café nas fazendas de médio e grande porte, era a mão de obra batata, pois o trabalho era feito quase de graça, com uma alimentação para que não sucumbissem e precários “trajes”...

Ao mesmo tempo havia as “crendices” de muitos, inaceitáveis por outros: Deus criou os pretos para servir os brancos”, além do mais os pretos não tem alma, e outros absurdos...

Ao mesmo tempo há um adágio popular: Deus escreve certo por linhas tortas”, sim! Alguns que estavam na condição de escravos, talvez em outras vidas, foram os que escravizavam outros povos, na condição de um europeu “civilizado”, mas, ao mesmo tempo, poderiam ser carmas negativos, que estavam sendo gerados naquele presente momento, para ressarcimentos futuros, pois ninguém passa impune a Lei de Ação e Reação...

O que se deduz que muitos dramas sem explicações, poderia ser resgate do pretérito, por atitudes insanas daquele triste passado da nação brasileira...

Finalmente, diante do Supremo Criador, nem uma raça é superior a outra, em razão da cor de sua pele, pois somos tão somente seres humanos em busca de uma vida melhor, sem os entraves das discriminações... 08h45min.

Curitiba, 14 de maio de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimern

mensagensespiitas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 14/05/2022
Código do texto: T7515894
Classificação de conteúdo: seguro