NEVOEIRO INTENSO NA SERRA DO MAR...

 

Hoje amanheceu com um nevoeiro intenso, que me fez lembrar o inverno da minha infância daquelas viagens de trem, para Santos, com o meu saudoso pai que pacientemente ía detalhando o nevoeiro enquanto aquele véu da Natureza se abria lentamente, revelando as majestosas árvores  floridas, ipês, manacás da serra nas cores ; branca, rosa, lilás e roxo rodeadas de pássaros em algazarra à sugarem os nectas de suas flores...

 

Um tempo que passava mais devagar, dando para se observar melhor as nuanças de cada passeio, detalhes simples, como um vôo extasiante de um beija flor à sugar o néctar da flor, que permanecem guardados nas gavetas dessa memória...

 

Uma vez por mês, eu e meu pai, fazíamos um passeio expressivo à cidade de Santos- SP - Saíamos bem cedinho de casa, rumo ao centro da cidade, de lá, embarcávamos no ônibus Expresso Brasileiro na ladeira da Avenida Rangel Pestana (próximo à Igreja do Carmo) - ou de trem Santos - Jundiaí - embarcávamos na Estação da Luz...

 

A viagem de trem era a minha preferida, mas, viajavamos menos vezes, o percurso era maior e mais bonito, o contato visual com a Natureza era maravilhoso...

 

Os pássaros multicoloridos, as araras barulhentas voando naquele céu nublado, as árvores típicas da Serra do Mar, altos pés de manacás da Serra, os ipês floridos, outras árvores frondosas, ao fundo ouvíamos o barulho das águas escoando pelas cascatas....Chuá...Chuá...

 

Era um verdadeiro deleite!!!

 

O trem com carros de 1* e 2* classes, vagão restaurante, um percurso de duas horas e quarenta minutos de viagem, o trem, deslizava imponente , os vagões engatados, naqueles cabos de aços elétricos, sobre aqueles trilhos íngremes subindo  e descendo a Serra do Mar...

 

"Na Serra do Mar, de Paranapiacaba à Piaçaguera, o sistema de cremalheira - aderência permite a passagem de um trem em cada sentido de 25 em 25 minutos, com até 500 toneladas de carga, e já existe em tráfego um trem nesse trecho, com mais de 4000 toneladas, de 30 em 30 minutos, prestes, portanto, ao ponto máximo de capacidade."(*)

 

Meu pai em toda viagem contava as mesmas histórias, as mesmas ouvidas, pelas viagens que fazia com meu avô Amando, seu pai, ia explicando tudo sobre a ferrovia, projetada, pelos ingleses, que estudaram bem as montanhas, implantando o sistema ferroviário aos moldes das ferrovias inglesas. Como funcionava a cremalheira - aderência, amarradas aos cabos de aço elétricos, que subiam e desciam a Serra do Mar, chegando a estação Piaçaguera - Cubatão os vagões eram desengatados da Cremalheira...

 

"A transposição da Serra do Mar exigiu a construção de 13 túneis, início da obra em 1860 levaram 7 anos para serem construídos. - O mais extenso era 12* túnel, com 2.230mts de extensão, os túneis foram alargados, por Paulo de Frontin em 1913..." (*)

 

Eu contava todos os túneis e ia avisando meu pai , que faltava pouco para chegar, por que, já estava surda, pela pressão do ar, nos meus ouvidos...rs

 

Chegávamos à baixada Santista e dava tempo de tomar um banho de mar, catar as  conchinhas na areia, andar de bicicletas. Tudo antes do almoço. Depois, do almoço um passeio de bonde pelas 7 praias da orla, fazíamos uma visita rápida, para minha tia Dora, irmã do meu pai que morava no Gonzaga - Dependendo do tempo, a volta era de Expresso Brasileiro, e se meu pai estivesse com muita pressa era de Rápido Zefir...

 

Ele sempre priorizou passear desfrutando de cada detalhe do passeio... Tornando cada passeio um aula cultural que enriqueceu em muito os meus conhecimentos...

 

Comparando esse tempo...Vejo que à décadas passadas, onde o progresso não imperava, onde a locomoção era precária, fazíamos mais coisas, aproveitavamos o tempo, sem deixar de realizarmos nenhum dos projetos planejados...

 

Hoje para atravessarmos a cidade de São Paulo, ficamos horas presos no trânsito das marginais, sem chegarmos a lugar algum, sem realizar nenhum projeto e, muito menos, deixar os pensamentos voltarem aos nevoeiros de inverno da minha infância cheios de lirismo e devaneios....

 

 

 

(*) - Pesquisa Google

SanCardoso
Enviado por SanCardoso em 02/06/2022
Reeditado em 02/06/2022
Código do texto: T7529321
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.