Terra Sem Lei

Eric do Vale

Assim como a Bíblia, a Constituição Federal é o meu livro de cabeceira. Por isso, faço mensão a ela, toda vez que eu discorro sobre algum assunto referente a situação atual do Brasil, em meus textos opinativos.

Jamais tive a pretesão de querer me tornar o bastião da lei maior, porém é impossível para um advogado, ou algum profissional jurídico, ficar inerte, sempre que um direito vem a ser violado.

De uns tempos para cá, a intolerância vem sendo propagada de tal maneira que a violência passou a fazer parte do nosso cootidiano.

A morte daquele motoqueiro, em Sergipe; o procurador municipal espancando a colega de trabalho, no interior de São Paulo, e os seguranças espancando um negro até a morte, no Rio Grande do Sul. Esses são alguns dos caos que podem ser tomados como exemplos de como a violência vem sendo encarada de tal maneira, nos dias de hoje, que nada chega a ser surpreendente, embora cause indignação na sociedade.

Não pretendo me valer de nenhuma corrente ideológica, mas, em meio as circunstâncias, é inegável que o atual governo tenha responsabilidade nisso, considerando que a, desde sempre, levantou uma bandeira pautada na pregação da violência e pensamentos que contrapõem a nossa Constituição Federal. Sem esquecer de que os apoiadores desse tipo de política usaram como justificativa a ideiade que o Brasil é o país da impunidade.

Resultado: homens, mulheres e crianças se de degladiando e desrespeitando uns aos outros. E ainda que a nossa lei maior estabeleça a não discriminação de gênero, classe, cor e credo, o que vemos diariamente?