HISTÓRIAS QUASE ESQUECIDAS... 15h12min.

Talvez, os idosos “reverenciam” mais o passado do que o presente, que afluem, volta e meia em suas lembranças. Hoje, dedicaremos algumas palavras a um personagem que nasceu na cidade de Rio Pardo, RGS, mas que acabou aportando em Curitiba, e aqui construiu sua história de vida.

Trazia dentro de si a vocação para o comércio, e, pasme! “Aos 18 anos, fundou, a Agência Macedo, loja especializada em peças usadas e novas para automóveis e caminhões”. Isto em 1932*, mas não parou por aí, conseguiu se formar em direito, no decorrer dos anos empresário de destaque e político e político, também, pois foi deputado federal por várias vezes.

Esta loja, HM ou Hermes Macedo, liderou por muitos anos o comercio varejista do país, cujo destaque era: “Do Rio Grande ao Grande Rio”, chegou a ser das 500 maiores empresas a ocupara o destacado 33ª, lugar.

Este ilustre personagem viveu tão somente 79 anos, - Hermes Faria de Macedo - pois nasceu em 07 de março de 1914 e faleceu 26 de outubro de 1993. Apesar de ter tido 6 filhos, tudo o que construiu em décadas foi “ruindo”, e falência foi decretada apenas quatro após o seu falecimento, termina aí, melancolicamente uma era de 65 anos, para a tristeza dos paranaenses...

Como “testemunho” tenho a acrescentar algo que poucos sabem, aquele que foi nosso mecânico de confiança, durante décadas, senhor Bernardino, durante alguns anos trabalhou como chefe de manutenção de veículos desta empresa, na época das eleições, era requisitado pelo chefe, - o então Deputado Federal Hermes Macedo, que tentaria mais uma vez sua reeleição, isto sempre conseguira – na condição de seu motorista, para dirigir seu saudoso Galaxie, percorrendo muitas cidades do Paraná, em que o mesmo era hospedado em residência de amigos, que tinha esta elevada honra, em hospedá-lo, quanto ao “motorista”, na maioria das vezes se hospedava em hotel, de boa qualidade...

Este mecânico, atendia clientes sábado e parte de domingo, e muito deles eram funcionários da empresa, motivo pelo qual pediu demissão para dedicar-se integralmente aos seus clientes, pessoa honesta, que cobrava um preço justos pelo seu trabalho, criando seis filhos, dois mais tarde vieram ajudar o pai, pois se formaram em mecânica, os jovens da época, faziam o antigo Científico, associado a uma profissão, em que o destaque era a Eletrônica e Mecânica. (CFET) Estes dois filhos de Bernardino – Jorge e Edson -, dão continuidade a profissão do pai, hoje de saudosa memória. 16h47min.

Curitiba, 29 de junho de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Alguns nomes e datas compilados da Wikipédia.

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorizmerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@gmail.com

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 29/06/2022
Código do texto: T7548720
Classificação de conteúdo: seguro