Respeito É Bom E Todo Mundo Gosta

Eric do Vale

Estamos voltando para a idade média?.Essa foi a indagação feita por alguém, durante uma conversa informal, sobre os últimos acontecimentos da semana: o afastamento do presidente da Caixa Econômica por assédio sexual e o comentário racista feito por Nelson Piquet.

Tal pergunta adquire maior força, na medida em que somos, diariamente, surpreendidos com situações

que entram em conflito com o contexto que estamos vivendo.

Ultimamente, tornou-se bastante comum as pessoas recorrerem ao Poder Judiciário para defenderem os seus direitos, caso esses venham a ser violados.

Assim, tem ocorrido, desde sempre.No entanto, existe uma parcela que "desconhecem", ou fingem não saber, o real valor do respeito ao próximo que, valendo-se de ideias retrógradas, acabam tomando certas atitudes, gerando graves conseqüências. Isso se deve ao fato de muitos se valerem da tese de que o Brasil é o país da impunidade.

Reintero dizendo que, ultimamente, a manutenção da dignidade do indivíduo vem sendo respeitada, na medida que existem aqueles que fazem questão de entrarem em atrito com isso, tornando crescente o número de ocorrências relacionado a assédio moral e sexual; bem como a atos equiparados a práticas raciais e a violência doméstica.

Seja pelos innúmeros constrangimentos adquiridos ou a atuação, cada vez nais forte, do Poder Judiciário, o respeito ao próximo gerou, em todos os aspectos, uma espécie de terrorismo subjetivo pelo qual nos leva a ter um cuidado redobrado com as nossas ações.