Saber viver

Os defeitos alheios não nos devem incomodar, mas sim, nos ensinar. Quantas vezes agindo por impulso ou pelo "instinto", rechaçamos as atitudes que nos são contrárias. Não se deixe levar e pelos seus impulsos, mas cala-te. Essas atitudes são próprias do cristão, que nessas atitudes as vezes nos esquecemos de tratar os outros com caridade. Se você já é costumeiro em proceder caridosamente você não terá tanta chance de errar. Para mim, essa atitude cristã, leva em conta o erro. Todos tem sua liberdade e o livre arbítrio; . Errar é que se apreende, então compreendemos o outro com alguém que caminha seu destino a uma meta: chegar ao céu. Uma força extra é que você aprende com o passar do tempo, é ter em mente que cada um de nós temos um destino; submeter-se a uma doutrina cristã no leva as melhores situações na vida, compreendendo o outro e acreditando na boas intenções da pessoa; não julgar por exemplo. A doutrina cristã prega a caridade. Caridade com o seu próximo, com sua esposa (o), esposo, filhos e outras pessoas que você tem acesso durante o dia. Ser santo é um meta difícil, não digo que sou santo, estou me santificando com o passar do tempo, pois estamos aqui cumprindo uma nova etapa da existência, passando pelas idades da vida, e e dela à aceitação de si mesmo.

"O homem caracteriza-se por uma continua renovação" escreveu Romano Guardini (1885-1968) As idades da vida. O seu significado ético e pedagógico . Desde jovem, afirmou com toda a sua vocação de pedagogo e de educador. "Os jovens têm si próprios o seu exagerado egocentrismo que mostra até que ponto o "eu" está ainda inseguro , a constante rebelião contra a autoridade, a desconfiança em relação ao que outros dizem, simplesmente porque são os outros a dizê-los , e enfim, a facilidade com que se deixam seduzir pelos pensamentos mais loucos, desde que este desemboquem nas tendências que os dominam no momento.

Crises da vida, adolescência e juventude., auto afirmação e sexualidade. Tudo isto impõe deveres não só ao adolescente, como também aos pais e educadores; Qual é então a tarefa do educador?

O patriarca da moderna pedagogia, Herman Nohl, disse certa vez que o educador é o advogado dos interesses vitais da criança em faze dos interesses dos adultos; e também, como não é preciso dizê-lo, em face dos ´próprios instintos infantis. Deve portanto, velar para que a crianças possa ser verdadeiramente criança. Isto não quer dizer que a criança só deva pensar em brincar não deve aprendera ser disciplinada, mas que esses dois elementos fundamentais do crescimento devem cuidar de que a criança aprenda a inserir-se no ambiente, a disciplinar as suas inclinações e os seus instintos, a fazer o que a família e a escola lhe exigem, etc .Mas também deve preocupar-se de que possa viver por si mesma e disponha de ocasiões para brincar.

A palavra "brincar", que se pronuncia com tanta ligeireza, é na verdade muito rica em conteúdo. De certo modo, engloba toda a atividade espontânea da criança. Significa uma atividade que é determinada, não por um objetivo externo, mas por uma inclinação e um impulso situados no interior da própria atividade. O ato de brincar é uma forma de ação que tem o fim em si próprio, em que a vida se desenvolve livremente; um símbolo que se apodera da existência e a interpreta; um cerimonial que tornar realidade o mundo indiviso da criança.

Romano Guardini declarou que "Em Deus Paciência e Bondade se identificam".

clesio de luca
Enviado por clesio de luca em 02/07/2022
Reeditado em 02/07/2022
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