MAHATMA GANDHI... 17h55min.

A história da sofrida humanidade, sempre teve pessoas de mentes mais avançadas, que, pelas suas atitudes, impulsionaram, por que não dizer o progresso.

Em 1888, * toma uma atitude, deixa a mulher e o filho, para estudar direito em Londres, inteligente, se forma em direito, isto daria a ele um futuro garantido, pois teria um bom emprego, numa empresa, com destaque, e as inglesas, dominaram a Índia, por mais de dois séculos...

Após ter se formado regressa a seu país de origem, conta-se que embora advogado, sofreu a discriminação, pois muito embora tenha comprado passagem de primeira categoria, teria que passar para segunda classe, pela cor de sua pele, certamente está discriminação deu mais forças para mudar estes paradigmas...

Se tornou ao longo dos anos de sua vida, incansável batalhador, para que seu país, finalmente alcançasse a independência, do “jugo” colonialista dos ingleses, que mandavam e desmandavam, quanto aos indianos competiria tão somente obedecer...

Adepto incansável da não violência, foi ganhando respeito em seu país, com “audiência”, até mesmo dos governantes da Inglaterra. Após tantos anos de incansável labor, consegue a independência de sua amada pátria, porém, aconteceu aquilo que jamais queria, a Índia dividida em dois países, o “outro” com o nome de Paquistão...

Num fatídico dia, 30 de janeiro de 1948, - fazia poucos meses que seu país, ficara independente, 15 de agosto de 1947* -, um fanático põe fim a sua vida, estava com 79 anos, * os tiros inesperados, põem o fim de sua vida neste plano, porém, os seus ideais de um mundo mais solidário, em que a palavra “irmão” alcançassem o real sentido, ainda prevalecem, pois como justifica, povos mais “avançados” explorarem os que possuem menos recursos tecnológicos?

O homem “morreu”, mas seus ideais não.

Muito ainda teríamos para falar sobre este personagem, mas estas são apenas singelas e sucintas palavras, pois há filmes, livros que enaltecem esta figura... Um bom final de domingo aos nossos prezados leitores (as). 16h29min

Curitiba, 03 de julho de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Nomes e datas compilados da Wikipédia

Mohandas Karamchand Gandhi (Mahatma Gandhi)

Nascimento 02 de outubro de 1869, Parbandar, Índia, faleceu assassinado em 30 de janeiro de 1948, Birta House, Nova Delhi

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@gmail.com

.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 03/07/2022
Código do texto: T7551718
Classificação de conteúdo: seguro