Houve um tempo em que um beijo nos calava a voz

O título, peguei emprestado da letra de uma linda música da banda Roupa Nova. A propósito, por causa do meu trabalho, fui a um show musical de música baiana,desses que atrai muita gente nova, e fiquei boquiaberto, não com a quantidade de jovens, que brotava de todos os lugares, e sim, com a quantidade de beijos que eram arrancados ou distribuídos assim, aleatoriamente.

Se passaram tantos dias desse ocorrido mas uma coisa ficou perturbando minha mente: será que estou ultrapassado em meus conceitos de visão de mundo ou os valores morais estão sendo perdidos com o passar dos anos?

O que é nítido aos nossos olhos e ouvidos e posso afirmar com toda certeza do mundo, é que, às letras das músicas estão cada vez mais ousadas, mais invasivas, a TV então, perdeu o filtro, com filmes, shows e novelas cada vez mais explícitos, tudo isso influenciando e banalizando cada vez mais nossos gestos e costumes.

Alguém até poderia me contestar, ``O que é isso companheiro?`` são só alguns jovenzinhos se beijando, descobrindo e desfrutando alguns prazeres da vida, mas não foi só isso que vi, vai mais além, não eram só selinhos ou estalinhos de lábios, vi uma busca incessante por bocas, beijava-se uma, já buscando outra boca com a saliva ainda escorrendo do beijo anterior.

Outra coisa que também tenho convicção, é que, durante um beijo muitos germes e bactérias são trocados, sem contar que algumas bocas transportam, por aí, maus hálitos, dentes cariados, herpes e outras coisas bem mais graves.

Não quero aqui ser uma espécie de estraga prazeres, um ser disseminador de más notícias e nem o inimigo do beijo, longe disso, beijar é muito bom, mas, acho que nossos jovens estão perdendo o controle, estão beijando qualquer um por aí, não pra satisfazerem uma vontade, e sim, fazer número e contarem vantagem nas mídias sociais.

Houve um tempo em que ganhar um beijo era o mesmo que se ganhar um prêmio, valia muito mais , pra se ganhar um beijo, era preciso falar e calar a voz.

GILMAR SANTANA
Enviado por GILMAR SANTANA em 04/07/2022
Reeditado em 07/07/2022
Código do texto: T7552319
Classificação de conteúdo: seguro