Nem sempre imagem é tudo

Ai, a professora do meu sobrinho de dez anos, que está na 5ª Série, mandou o menino ler "O Guarani" de José de Alencar, e é claro que o moleque chega injuriado em casa sem a menor vontade de ler.

Nada contra MESMO José de Alencar!!

Mas, com dez anos?

Temos Maria Clara Machado, Pedro Bloch, as poesias infanto juvenis de Cecília Meireles, José Mauro de Vasconcelos, dentre tantos outros mais adequados, e que, com certeza trarão muito mais aproveitamento e desenvolvimento intelectual. E a professora, ainda fará prova, de um livro desse calibre prá molecada de dez anos. Pode?? Sinceramente, na minha opinião, é pedir pro estudante perder o interesse pela leitura, que por sua vez terá dificuldade em escrever, que consequentemente terá ineficiência em expressar-se verbalmente, que acarretará em dificuldade em concatenar uma idéia, que o levará a ter preguiça de pensar, que dirá de refletir e formar uma opinião.

Será ainda tão mais fácil manipular uma sociedade assim!

Depois a gente ainda escuta por aí aquele blá, blá, blá, de uma esquerda elitista, com um discurso que a maioria não entende, e claro, a direita que não é boba nem nada, está com o seu discurso populista de outro, oferecendo mundos e fundos a ignorante população. - Sem falar do povo "cabeça", que afirma com veêmencia, que não existe só esquerda ou direita, e que isso é um conceito ultrapassado. Ai Jisuis!!!!!

Se bobear daqui a um tempo estaremos como afirmou Thomas Hobbes (filósofo do séc.XVI), sendo apenas dominados por nosso instinto de conservação, em nosso "estado natural" - o homem é o lobo do homem (homo homini lupus). E esse instinto de conservação, determina uma luta de todos contra todos ( belium omnium contra omnes), que se dirige a destruição de todos e cada um.

Há algumas semanas atrás, um colega aqui desse espaço, divulgou o fato que o site "dominio público", estava fadado a ser retirado por falta de acesso - um site ótimo, educativo, nem um pouco enfadonho.

Mas, como acessar se a maioria da população nem sabe da sua existência? O governo, tanto esse, quanto os anteriores, sempre divulgam o que lhes é mais interessante - e educação nunca foi interessante, a não ser no discurso.

Afinal de contas, uma sociedade bem educada e bem informada não é facil de manipular. Então, prá quê?

Ano passado assisti uma aula sobre a Inconfidência Mineira em uma escola de estado, e para minha felicidade, o professor dava aula tão bem, que eu estava aflita para saber o que tinha acontecido com Tiradentes, (vejam só!). - Era como se ele estivesse conversando com os amigos no boteco, contando (em bom português), um "causo", e os seus alunos adolescentes não desgrudavam os olhos dele. E claro, era amado pelos alunos, contudo outro professor de História era considerado melhor que ele na Secretaria de Educação, - e eu que também assisti a aula dele, quase dormi de tanto tédio com sua linguagem empedernida

Nem sempre imagem é tudo!

O conteúdo que traduz e revela aquela imagem é muito mais importante, dependendo ao que se preste.

Prefiro o professor que conversa e ensina, do que o certinho que fala, fala e não consegue efetivamente passar nada, mas...ele é arrumadinho e tem cara de bom moço.

E assim a sociedade brasileira vai ficando mais carente de boa formação, e consequentemente mais passiva, diante das mulheres (sim porque não é apenas uma), que dividem a mesma cela com os homens, com o covarde do Pimenta Neves que assassinou pelas costas a ex.namorada e que está aí aproveitando a vida numa boa, o Sérgio Naya que curte horrores no exterior, Renan Calheiros...

É...nem sempre dá prá ser azul.