CRÔNICAS DE UMA PROFESSORA: Primeiro Amor

Troquei de roupa atrasada, para dar aula de Filosofia no Lyceu. O dia meio chuvoso. Em uma mão porção de livros e na outra uma sombrinha. Quando saio, de repente me surpreende um homem que que me mobiliza e me "taca " um beijo na boca. Derrubei tudo no chão. Quando ia esbofeteá-lo a surpresa: - Paulinho?

Ele: Eu não disse Tânia que ia voltar? Vim lhe buscar. Estou perto de ser transferido. Desta vez, vamos nos casar.

-Ficou doido de vez? Eu respondi surpresa. Você é uma criança.

-Sou um homem, respondeu ele. E um homem que lhe ama desde menino. Mas me diga, porque não respondeu às minhas cartas.

- Cartas, que cartas?

- Toda semana eu te escrevia nestes dois anos. Desde quando mudou da Praça do Pirulito? Te procurei como um louco.

- Deus meu! Criatura, mudei a muito tempo. Nunca recebi carta alguma. Mas por favor depois conversamos. Estou atrasada para dar aula.

Ele: - Só um instante. Eu tenho uma chance? Desde que lhe revi trabalhando no mesmo Colégio que eu, que decide chegar ao meu objetivo maior: casar com você. Você foi meu Primeiro amor. Sempre te amei. Quando soube que estava separada, fiquei muito feliz, Professora. E foquei no meu sonho: Estudei como um louco, entrei na Petrobrás e antes de viajar se lembra? Disse que ia voltar e casar com você. Não levou a sério? Sei o que quero Tânia. Escrevi uma carta semanalmente pra você. Vou buscá-las no correio para lhe...

Cortei a conversa: - Entendes que foi um desencontro? Você é um homem sim. Mas para mim continuas a mesma criança que ensinei junto ao seu irmão. Não temos nenhuma chance. Eu já vou casar novamente com outro.

Quando falei isso, ele ficou com os olhos vermelhos e com rispidez respondeu que nunca mais queria me ver na frente dele. Entrou no carro, deu uma saída feroz e sumiu.

Eram dois irmãos: Pedro e Paulo( mudei os nomes).Sempre foram muito bonitos. Pareciam fazer parte do Beatles: cabelos "lisóticos" de coreano...olhinhos pretos. Duas figuras quase idênticas. Eram meus alunos desde o pré-escolar. As meninas ficavam...risos...com ciúmes de mim. Pois desde que aprendeu a escrever no segundo ano, fez o seu primeiro bilhetinho de amor, dizendo que queria casar comigo. No quarto ano me fez uma festa surpresa de Aniversário, na casa dos pais que me acolheram com muita simpatia. Riam dizendo que ele dizia que iria casar comigo:Coisas de criança, Professora, não fiquei incomodada. Ensinei aos dois a jogar xadrez e quando eu ia pra o clube de engenharia para os torneios, ele sempre estava lá. Quando fiquei noiva, a mãe dele veio me buscar pois ele estava com muita febre, pois ficou traumatizado quando soube que eu iria casar.

Anos depois encontrei-o numa lanchonete junto ao irmão que me disse: - Ainda fala em você Professora. Respondi:- sabe quem são esses dois aqui? Meus filhos...

Tempos depois passou num concurso e foi trabalhar na Secretaria de uma escola que eu ensinava. Como eu corria muito trabalhando os três horários, eu nem prestava muita atenção quando vinha conversar comigo na sala dos professores.

Bom, até o dia do incidente do beijo.

Quase três anos depois disso estou com meu irmão Servinho comprando instrumentos de pesca ( pois pescávamos toda semana) quando o vi comprando peças. Ao me reconhecer, ficou vermelho e apressadamente saiu da loja sem falar comigo...

Tânia De Oliveira

02 08 2022

13:30