CRONICA LEMBRANÇA DO MEU VÕ

Conheci no quarto do meu avô um retrato pendurado na parede que me diziam ser do genitor do meu pai o senhor Agostinho de Santiago neto. Esse meu avô foi um homem inteligente metido a poeta e leitor de Castro Alves, Tobias Barreto e muitos outros poetas românticos. Esse meu avô foi vereador duas vezes pelo nosso município, chegando a presidente da câmara lá pelos idos de 1924 a 1928 sendo mais quatro anos como mostra o livro sobre os anais da nossa história russana. Agostinho José de Santiago Neto era um homem de certa cultura porque ele gostava de ler muito sendo portanto um verdadeiro autodidata e também um amigo dos versos chegando a compor muitas décimas. A estante do meu avô me levava a ficar horas e horas a olhar os bons livros que ele gostava de ler e conservá-los dentro de sua velha secretária. Eu não tive o gosto de vê-lo de perto ou de trocar ideias com esse homem lido e muito curioso com as coisas da vida política da nossa querida Russas. Esse meu progenitor era um cidadão que gostava de ajudar a sua gente e sobretudo a nossa Malhadinha. Pela sua honestidade e retidão em tudo quanto fazia deixando no coração do seu povo o seu valor invulgar. Em nosso município pobre ele mostrou o seu caráter de cidadão honesto e amigo da sua terra. O quarto do meu avô foi o meu encanto de menino peralta e estudioso. Quando eu ia ao quarto do pai da tia Marica era para mexer na sua mesa de escrever ou ler os livros que lá estavam à espera de mim e da tia Marica. Eu mexia na velha secretária onde havia muitos escritos, tinteiros e muitas penas. Os escritos do meu avô me deixavam água na boca pelo talhe da letra daquele senhor que foi na verdade um autêntico autodidata e cidadão de caráter.

A prole do meu avô era composta de treze filhos, todos criados em nossa velha Malhadinha, à custa do trabalho honesto desse humilde cidadão que amava o livro e as coisas boas da vida. A casa desse senhor Agostinho José de Santiago Neto era visitada por muita gente boa do nosso município russano. Na velha estante ainda encontrei vários livros que o nosso herói lia com muita clareza e muita vontade de aprender e depois passar para o seu povo humilde. O nome do meu avô não está em nenhuma praça da nossa cidade, em nenhum beco qualquer e isso me deixa muito triste pelo tremendo anonimato em que vive o seu nome de cidadão e vereador que até hoje não foi lembrado por ninguém. O meu avô deixou um legado enorme para a família e um exemplo de honestidade e cidadania para todos os russanos.

Poeta Agostinho
Enviado por Poeta Agostinho em 02/08/2022
Código do texto: T7573498
Classificação de conteúdo: seguro