A cultura popular se revela também através do folclore que corresponde a um conjunto de mitos e lendas que as pessoas transmitem de geração para geração. É verdade que muitos mitos e lendas nascem da pura imaginaçã, principalmente, de moradores das regiões do interior do país. A maioria das estórias visam passar relevantes mensagens ou somente para assustar as pessoas. O folclore pode ser divido em lendas e mitos e, muitos destes originaram festas que ocorrem por todo país. A lenda do Boitatá que é representado por um cobra de fogo e que protege matas e animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que tal mito é de origem indígena sendo um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encotnrados relatos e registros do botatá em cartas dos jesuítas, entre estes José de Anchieta em 1560. No nordeste é conhecido como fogo que corre. Além dos mitos e lendas, o folclore brasileiro apresenta uma grande diversidade cultural. Podemos também considerar como legítimas representações do nosso folclore:  ritmos e danças folclóricas (carimbó, forró, capoeira, frevo, caiapó), comidas regionais típicas, músicas regionais, encenações (marujada, bumba-meu-boi, congada e cavalhada)  superstições, representações artísticas (artesanato, confecção de rendas e cestas de palha),  comemorações, brincadeiras e jogos infantis (parlendas, amarelinha e trava-línguas), ditados  populares, tradições, crenças e festas populares (festa junina, Festa do Divino,  Círio de Nazaré e Folia de Reis).O dia do Folclore aqui no Brasil é comemorado em 22 de agosto. Em 2005, foi criado o Dia do Saci que deve ser comemorado em 31 de outubro. Aliás, a data concorre com a forte influência norte-americana que representa a festa do Halloween, o Dia das Bruxas.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 02/08/2022
Código do texto: T7573526
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.