UMBANDA (muito) CHIQUE !

UMBANDA (muito) CHIQUE !

"A sua terra é longe.../ uma estrela

brilhou, / mas os seus filhos de

Umbanda, / ô, já lhe procurou".

Conj. YBIARA (trecho de "ponto")

Não costumo "denunciar" o tema central de meus textos logo no título, mas o fiz neste caso para afastar os preconceituosos e os evangélicos "donos da Verdade", o que é quase a mesma coisa. Nestes tempos "bolsoloucos" tudo pode virar processo e é necessário cuidado a cada linha escrita, algo pode ofender (?!) os "anjinhos de plantão". É curioso que crentes da maioria da seitas continuem a criticar e combater Umbanda e Candomblé, enquanto usam em seus cultos termos como "descarrêgo" e falm em "meu-olhado". Jamais esqueci trechos de livro dos anos 80, de uma "assembléia" qualquer, que afirmava que os atabaques "abriam as portas do Inferno" e que o ROCK era "coisa do Demônio". Passados 30 ANOS e tanto todas as seitas usam o ROCK -- além do bolero, funk e outros ritmos "profanos -- na evangelização, num oportunismo desavergonhado e cretino.

O ano de 2013 se tornou inesquecível... alguém sabe porque ?! Para um povo de memória curta, relembro: foi quando Brasília tremeu e a POLITICALHA que "faz a festa" naquele lodaçal viu a força do povo. Por causa de (apenas ?) 23 CENTAVOS de aumento nas passagens de ônibus 1 MILHÃO de paulistanos saíram às ruas e o protesto continuou por vários dias, até ser "esvaziado" pelos misteriosos "blackboxs", orientados para tumultuar e desmoralizar as passeatas. Não é difícil imaginar de onde surgiram !!! Não é de estranhar que HOJE coisas semelhantes ameacem suceder, com reles Convenções políticas pedindo proteção policial contra iminentes perigos velados (ou concretos, previstos até) por parte de quem nunca soube o que é Democracia.

Entretanto, o que me leva a escrever foram/são vários jornaizinhos sobre o movimentos da Umbanda... em Porto Alegre, no fatídico 2013 que, segundo "pais-de-santo" e outros médiuns e "videntes", era "ano de guerra", de Marte. Nos "lixões" e nas casas aqui do bairro achamos muitas coisas enquanto recicladores, principalmente livros. Leio o que consigo, é muita coisa ! Tenho "livrão" de quase 400 páginas sobre Astrologia, com nota fiscal da papelaria que informa ter custado 78 reais, praticamente novo, isso em 1990 e poucos, com 366 dias do ano. Tenho ainda obras sobre Numerologia, Tarô cigano, Astrologia clínica, grafologia, etc... o que você imaginar ! Acabo de encontrar 2 edições completas do jornalzinho "GRANDE AXÉ", apenas 2 reais, preço de capa, edição 22, de janeiro/2013. Lhe acompanha 9 cadernos anexos... é difícil crer que pelos mesmos míseros 2 reais outras 44 páginas de ENCARTE ESPECIAL, a serem somadas ao jornal principal, este com 16 páginas.

"Grande Axé" se esmera em fotos, gasta pouco espaço com palavras, embora dedique 7 páginas para uma Yemanjá negra, careca, nos lembrando a Pinah, seios à mostar, num desenho magnífico de Fábio Ferreira, colorizado com talento e bom-gosto por "um certo Lu Trento". Errei, caro leitor, é mulher... Luciane, e trabalha na Redação do jornal da Família FLORES. Não sei se o jornal ainda existe, tomara que sim e salta aos olhos o carinho com que todos ali tratam o tema e também aos personagens principais que dão vida ao Jornal e são matéria e RAZÃO de ser deste periódico. Me cabe uma ressalva: a microdeclaração sobre COLABORAÇÕES é imprópria e cretina pois, embora não representem a opinião da Editora COTIDIANO, são elas o motivo da existência do jornalzinho. Tal alerta só se justifica sob ou ao lado de uma "acusação" qualquer. Fora disso, a assertiva diminui a importãncia dos "médiuns" e babalorixás presentes no conteúdo, diria eu que os menospreza. (*1)

O jornal traz informações informações importantes sobre Yemanjá, como o fato dela ter 10 filhos (?!) e ter casado 10 com Orumilá, senhor das adivinhações e, depois, 20 com Olofin, Rei do Ifé. Adiante, o texto cita outro casamento, 3) aogra com Oxalá... "união representada pela fusão entre o céu e o mar, no horizonte". (pag. 4, "Iemanjá na História", no site... seteporteiras.org.br/orixas)

Agora, leitor amigo, senta pra não cair de costas... "em Benin e Lagos Iemanjá é cultuada como uma Divindade masculina, é um Deus do Mar". No jornal há informações curiosas: tocadores de atabaque ("ogans", aqui "alabês") oferecendo seus serviços, venda de cabras e bodes (nenhum preto), galinhas, galos, flores , pombos e até BOIS (?!), vestes, capas, chapéus, bandeiras, lembrancinhas, oferendas (?!) e, pasmem, SEGURANÇAS. Há uma infinidade de pequenos anúncios de pais-de-santo, ciganas, leitores de búzios e tarô, etc. Todo esse variado universo dedicado a Umbanda, Quimbanda e... ARISUN, cujo significado desconheço. Muitos homens pelo meio, quase todos brancos -- o que me é surpreendente -- boa parte lembrando o ator Francisco Cuoco em "O Astro" ou, para os mais antigos, o inesquecível 'Sheik de Agadir", de novela de 1965/66.

Quem liga o termo UMBANDA a "terreiros", barracões, casa modestas -- cena comum em boa parte do Brasil -- 'quebra a cara" ! Em Porto Alegre os locais são, quase todos, "um luxo só", roupas de seda, pratarias, cortinados ricos, um cenário "de cinema" e muito esmero nas indumentárias, não há economia nos gastos. Pouco sei da História do Rio Grande do Sul, contudo -- após as guerras Farroupilha e a do Paraguai (entre 1835 e 65) -- os escravos que participaram das batalhas não foram alforriados e criaram grandes contingentes de povo negro lá. Parte dele está (muito bem) representado neste jornal dedicado à Umbanda gaúcha. Me confesso espantado em ver "caboclos" de terno e gravata... suponho ser algo inédito "na seara da Umbanda" e nem a divertida capa preta (a la Batman) quebra a sisudez da imagem. Aliás, FOTOS são um ponto a mais: nítidas, ângulo correto, enquadramento amplo, cenas de bom-gosto, um show de imagem que registra até pequenos detalhes. Faltou explicar o que seria "AXÉ DO BOI"... fica pra próxima !

Enfim, num Jornal só, perto de 50 "terreiros" (na falta de termo melhor) e quase CEM "pais e mães-de-santo", todos IRMANADOS e lutando com imenso AMOR e dedicação para a glória da Umbanda lá dos "pagos". Se você leitor de qualquer religião, não tem pré-conceitos, faça uma visita ao site... http://www.grandeaxe.com.br

"NATO" AZEVEDO (em 3/agosto 2022, 20hs)

OBS: (*1) - como os textos são da Redação, a tal "notinha" soa ainda pior, a não ser que seus funcionários sejam católicos ou, por ironia do Destino, "crentes" radicais.