Advogando na barbearia

Estava na barbearia, lugar interessante, talvez um dos únicos lugares que os homens falam mais que as mulheres, (rsss... brincadeirinha é porque elas realmente dialogam mais do que nós) sim, elas são advogadas por natureza.

Mas vamos ao assunto do momento neste texto:

--- o papo estava animado, o salão não estava totalmente lotado, mas 4 homens falavam sobre o sistema de saúde no nosso Brasil. Esse interessante sistema não estava bem naquele papo cerrado, a maioria batiam palma para o cara que insistia em dizer que a saúde no Brasil capengava. Apesar disso sendo ele um bom articulista comentava:

--- gente, nós estamos com os porcos n’água, principalmente na saúde, se depender dos exames marcados pelo SUS, com certeza se tiver de morrer morre mesmo. Não somos do primeiro mundo gente! Vamos esperar o quê deste sistema.

Eu estava atento no meu celular, esperava uma mensagem importante, fui interrompido para dar minha opinião sobre o assunto que deveria definir ser o nosso sistema de saúde decadente ou não, só eu que ali não manifestava. Tive que dar minha opinião. Assim falei:

--- meus amigos, não concordo ser o nosso sistema de saúde tão ruim assim como está sendo falado, sendo um dos piores do mundo. Vocês por acaso sabem que em alguns países do primeiro mundo o sistema de saúde são muito criticados, justamente por não atender de maneira satisfatória as necessidades dos seus cidadãos? Poderíamos citar a França e Itália, existem outros. O nosso sistema de saúde já esteve entre os piores, mas no momento creio que o sistema não está mal. Cito um exemplo:

--- acabo de receber uma mensagem no meu celular informando que minha nova consulta para o ortopedista já está marcada. Vejam bem com apenas alguns dias do encaminhamento feito pela excelente médica de clínica geral. O mesmo médico ortopedista que me encaminhou para fazer fisioterapia.

As fisioterapias me foram excelentes, tanto minhas dores na coluna lombar e na cervical melhoraram bastante. O atendimento dos fisioterapeutas também foram providenciais, suas excepcionais capacidades foram claramente reconhecidas por mim e por muitos que passaram pelas suas mãos, gentilezas latentes também. Logo ao terminar as fisioterapias me encaminharam para os alongamentos, (exercícios essenciais para a coluna) falei claramente para aqueles que me escutavam:

--- então meus amigos, deixo bem claro que relatando isso não estou elogiando plenamente o governo de agora nem aos governos anteriores, elogio sim a todos que trabalham no sistema de saúde, trabalham às vezes incansavelmente para que seus trabalhos sejam uma maneira à mais de ajudar o ser humano justamente naquilo essencial em suas vidas a saúde. Falhas existem em todo ser humano, mas quando o ser humano procura desempenhar com amor o que lhe é destinado a fazer deve ser reconhecido pelo outro ser humano.

Talvez com essas palavras não convenci alguns dos ouvintes, não advoguei bem, por não ser advogado, muito menos dos bons, mas não ouvi nenhum juiz bater o martelo e dizer:

--- condenado o sistema de saúde...