DIA LITORAL

O ar fresco da manhã corria leve esperando o calor do sol torná-lo quente como de costume no verão. Nas praias os banhistas já iam chegando para guardarem seus lugares e prepararem a sua estada durante muitas horas.

Os primeiros raios de sol! Areia fresca e macia sob os pés. Mar brando com águas claras a irem e virem monotonamente. Crianças correndo de um lado para o outro. Um cachorro de repente passa correndo perto do mar.

A paisagem ia tornando-se cada vez mais movimentada, como uma grande cidade que na hora de iniciar o trabalho faz o povo sair. Barracas e mais barracas, esteiras, toalhas, calções e biquínis faziam um colorido extremamente especial contrastando com a alva areia.

O barulho dos banhistas nas conversas, nas brincadeiras fazia-se sentir no ar. O vôlei na praia, a corrida, a ginástica aqueciam os músculos das pessoas que depois banhavam-se serenamente nas águas do mar.

Foram passando as horas e com elas aumentava o calor que o sol nos traz. A areia já bem quente. Poucas pessoas nas areias ainda ficavam a se expor ao sol.

Muitas pessoas trabalhando a vender mate gelado, picolés, refrigerantes sem poderem ir no mar.

E o dia segue alegre. Alegre e quente. Alguns banhistas já foram. Outros chegaram. A alegria do cenário era feita pela satisfação de estar ali de cada pessoa que conquistou seu pedaço de areia e a vastidão do mar.

Distraídos, os banhistas nem viram as horas correrem tontas num relógio, mas o sol indicava o avanço das mesmas. Belos corpos bronzeados bailavam sacudindo toalhas, fechando barracas, agrupando as crianças, pois era o fim daquela jornada maravilhosa.

Agora só, o mar faz seu monólogo e todos se retiraram esperando outro amanhecer, outro chegar do sol para iluminar tão belos momentos, tão expressivo colorido que existe nas areias.

06.02.1981

Sylvio Mauler
Enviado por Sylvio Mauler em 14/08/2022
Código do texto: T7582040
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.