Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Não à Ditadura

Saber da derrota do presidente venezuelano Hugo Chávez em sua guerra para mudar a constituição daquele país me deixou um pouco aliviado. Fico sempre assustado quando vejo a democracia sendo ameaçada por governantes autoritários, e por que não dizer ditadores.
Chávez, em um referendo, foi tentar acabar com a liberdade do povo, pelas mãos do próprio povo. Vejo um futuro sombrio para a América se continuarmos elegendo homens com estimas de deuses. Falo de Chávez, do Fidel, do Evo Morales, até mesmo do Lula, que agora fala de um terceiro mandato. Não ele, o Lula, mas os que governam junto com ele. O Lula fala que é contra um terceiro mandato, bem como o era com  CPMF e com um segundo mandato, hoje exercido por ele.
O Brasil já passou por uma ditadura e viu que um país onde o povo não tem liberdade não pode crescer. Ser a favor de um mandato extenso como o que pretende o Chávez, ou mesmo os “companheiros” do Lula é dar início ao processo ditatorial. Vemos em Cuba os frutos negativos desse regime, em que a liberdade é determinada pelos partidários de Fidel. Um país sem oposição também é um país sem posição. E Cuba assim o é hoje. E esse será, inevitavelmente, o destino da Venezuela se não contiverem o pretenso ditador. E esse também será o nosso, se não abrirmos os olhos.
Liberdade de ir e vir. Liberdade de decidir. Liberdade de ser livre. Sem liberdade não há crescimento. E engrosso o coro dizendo, não só para o Chávez, mas para todos esses que pretendem ter um país só para eles: por que não te calas?
Fábio Melo
Enviado por Fábio Melo em 06/12/2007
Reeditado em 08/12/2007
Código do texto: T767460

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Fábio Melo
Recife - Pernambuco - Brasil, 35 anos
448 textos (43251 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/12/17 15:34)
Fábio Melo