Ah... o Amor

Sabe, às vezes olho os casais de velhinhos e penso comigo: existe tanto amor entre eles, amor, talvez, que jovens como eu ainda são incapazes de sentir, pensar em viver uma vida inteira ao lado de outra pessoa está se tornando cada vez mais impossível no mundo atual.

Certa vez eu me apaixonei, meu primeiro amor, coisa de adolescente boba, ele me enganou, ficou com outra e depois morreu, minha professora de português costumava dizer que, quando era amor verdadeiro, não acontecia, não se consumava e jamais dava certo; e garanto que, durante muito tempo, essas palavras fixaram-se em minha cabeça e não me deixaram muito esperançosa quanto ao amor.

Certo tempo depois, eu ainda pensava no infeliz, juro que me dava raiva, mas era interessante notar que, para mim, a perspectiva literária do amor (na escola literária do Trovadorismo) que não se consumava estava se aplicando a mim.

Depois de um tempo, claro que encontrei outra pessoa com quem pensei em dividir a velhice, mas nunca se sabe o que pode acontecer... afinal, no Humanismo, o amor também não dava tão certo, toma-se um exemplo da Inês de Castro... no Classicismo temos o marco Camões... e sua brilhante descrição do amor (amor é fogo que arde sem se ver/é ferida que dói e não se sente/é um contentamento descontente), mostrando que o amor vai de ápice a ápice em questão de segundos; logo temos o Barroco, período complicado, sombrio e religioso, pouco se falou sobre amor (a não ser que fosse amor à religião)... enfim, teremos um final feliz somente no Romantismo e mesmo assim, alguns amores continuam impossíveis (pobre Iracema, de José de Alencar, no fim de sua vida, estava sozinha e com seu filho).

Então, quando vejo aquele bonito casal de velhinhos juntos na praça, imagino por quantas vezes um já pensou em largar o outro e quantas vezes eles já pensaram em outra pessoa aos seus lados... afinal, hoje em dia divórcio é normal, na época deles virava escândalo e a mulher não prestava... ora, tudo não passa então de conveniência, talvez eles nem se gostem, mas mesmo assim continuam juntos... amor mesmo... só de mãe!!!

Anya B
Enviado por Anya B em 31/12/2007
Código do texto: T797595